A Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vai realizar na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal de Cataguases, Audiência Pública para apresentar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Neblina. A iniciativa tem por objetivo, também, receber sugestões, idéias e considerações sobre aquela importante área de preservação, conforme destaca o convite público do evento.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Criada em 2015, após forte mobilização popular, a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Neblina desempenha um papel primordial no ordenamento territorial do município, visando a qualidade de vida e o bem-estar da população, bem como o uso racional dos recursos naturais, conta Tiago Viana Gonçalves dos Santos, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cataguases. “Por representar um marco histórico para a gestão ambiental de Cataguases, entendemos que o envolvimento da população na gestão da APA Serra da Neblina é essencial para seu sucesso”, garante Tiago.
O Plano de Manejo é um instrumento indispensável à APA, de modo a tornar sua gestão mais eficiente, contribuindo decisivamente para que seus objetivos de criação sejam alcançados. Elaborado pela Universidade Federal de Viçosa, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Cataguases, sua elaboração preenche uma lacuna na gestão ambiental do município – explica Tiago – “e vai permitir que a APA seja incluída no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação, incrementando, assim, o repasse de recursos financeiros – via ICMS ecológico – ao município”, completa.
Conforme informa o Plano de Manejo, a APA Serra da Neblina estende-se por 18.765 hectares, o que corresponde à 38% do território de Cataguases. Nesta área estão 34 espécies de mamíferos, algumas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, jaguatirica e a onça parda. Há também 60 espécies de anfíbios anuros, 52 de répteis e 197 de aves, incluindo espécies rara, endêmicas ou sob ameaça. Quanto à flora da APA,cforam registradas 119 espécies arbóreas, das
quais oito estão sob ameaça, com destaque para o jacarandá-caviúna, a braúna, a canela-sassafrás e o palmito-jussara. O ribeirão Meia-Pataca, importante afluente do rio Pomba, tem nascente localizada no interior da APA Serra da Neblina, no distrito de Sereno.
NOTA DA REDAÇÃO: Na foto principal vê-se duas das espécies encontradas na APA Serra da Neblina; a de cima é um anfíbio ameaçado de extinção, cujo nome científico é “Nyctimantis pomba”, e na parte inferior, o mamífero bioindicador “Monodelphis americana”. (Montagem sobre fotos de Clodoaldo Lopes de Assis)
OUTRAS NOTÍCIAS
Polícia do Meio Ambiente apreende armas e munições na Serra da Neblina
Audiência Pública termina com Termo de Compromisso pela criação da APA Serra da Neblina