Centro Cultural Humberto Mauro recebe exposição sobre Natal


Centro Cultural Humberto Mauro recebe exposição sobre Natal

O Natal no Instituto Energisa e na Fundação Ormeo Junqueira Botelho, traz uma programação recheada. No Centro Cultural Humberto Mauro, uma divertida exposição interativa nos convida a imaginar como o Papai Noel seria se ele tivesse nascido em Minas Gerais. “E se Papai Noel fosse mineiro?” propõe uma reflexão lúdica e criativa sobre a figura tradicional do bom velhinho, colocando-o em um contexto cultural mineiro. Ficará aberta à visitação até o dia 23/12.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Centro Cultural Humberto MauroCom curadoria de Gabriel Nunes Tupinambás, a mostra explora como as tradições, o estilo de vida e as peculiaridades de Minas Gerais podem influenciar a representação de um personagem tão universalmente reconhecido, mas que, ao ser interpretado à luz de elementos típicos da cultura mineira, ganha novos significados e um toque peculiar. Em “E se o Papai Noel fosse mineiro?”, o bom velhinho não é apenas um símbolo de Natal, mas também uma forma de celebração da identidade mineira.

Entre as obras exibidas, o público é convidado a se deparar com o quarto de um Papai Noel que não só veste roupas adaptadas ao clima da região, mas que também se alimenta da culinária típica, como o pão de queijo e o doce de leite, e que circula pelas montanhas e cidades históricas de Minas, trazendo consigo a hospitalidade e o acolhimento característicos do povo mineiro. A exposição mistura humor, crítica e tradição, criando um espaço para a reflexão e o encantamento de todos que a visitam.

A proposta da exposição vai além de uma simples reinterpretação estética. Ela traz à tona o debate sobre as múltiplas representações culturais do Natal, misturando a universalidade da figura de Papai Noel com a riqueza cultural e os valores de Minas Gerais. Cada obra pode remeter a um contexto de afetividade e nostalgia, traçando uma ponte entre o passado e o presente, entre a memória afetiva de gerações que cresceram com a magia do Natal e a riqueza das manifestações culturais de Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS
Dani Elle faz show nesta quarta, no Centro Cultural Humberto Mauro

Murilo Abrita grava DVD ao vivo no Centro Cultural Humberto Mauro

Fonte e fotos: Energisa Minas Rio