Cataguases registra menos contratações de trabalhadores em outubro


Cataguases registra menos contratações de trabalhadores em outubro

O Brasil criou em outubro deste ano, 132,7 mil empregos formais. Esse é o pior resultado para aquele mês desde o início da série histórica. Os números divulgados pelo Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam uma desaceleração no ritmo de contratações, apesar do saldo positivo. O país possui 6,4% de trabalhadores desempregados, a segunda menor taxa de desocupação da série histórica do IBGE, iniciada em 2012, só perdendo para o trimestre encerrado em dezembro de 2013 (6,3%).

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Esta realidade foi observada na principais cidades da Zona da Mata onde foram encontradas duas situações distintas: municípios que tiveram saldo positivo de contratações – Ubá, por exemplo – e outros que demitiram mais do que contrataram, como é o caso de Cataguases. Na região, entre os principais municípios, Juiz de Fora apresentou saldo positivo de contratações de 11 trabalhadores; Ubá, 195 e Viçosa 13. Já os que tiveram mais demissões, além de Cataguases, são Leopoldina (-36), Muriaé (-25) e Além Paraíba (-5).

Em Cataguases, por exemplo, as empresas contrataram 440 profissionais, mas demitiram 445, e tem 17.368 trabalhadores com carteira assinada. O setor que mais demitiu naquele mês foi o Comércio (153 desligamentos), seguido pelo de Serviços (119) e a Indústria (116). Desse total, 263 homens e 182 mulheres foram demitidos. A maioria com Ensino Médio completo e pertencente a duas faixas etárias: 18 a 24 anos (114) e 30 a 39 anos (116). Outubro foi o primeiro mês de 2024 cujas demissões superaram as admissões em Cataguases, que deve terminar o ano com saldo positivo de trabalhadores na ativa.

OUTRAS NOTÍCIAS
Cataguases cria 685 novas vagas de trabalho em 2024, diz CAGED

Caged mostra saldo de 53 novas contratações em Cataguases

Fonte: Novo Caged | Foto: Pexels