Um evento religioso inédito foi realizado em Cataguases, no último domingo, 24 de novembro. A 1ª Caminhada para Oxalá teve início às 8h na Praça Rui Barbosa e terminou por volta das 13h na Praça Chácara Dona Catarina, onde foram desenvolvidas diversas atividades. O evento surgiu de uma antiga idéia que foi abraçada agora, pelos idealizadores Mirilane Licazali, Beto Pavão e Marcelo Borges, através do Terreiro de Umbanda Filhos de Ogum, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Além de divulgar as religiões de matriz africana, o evento teve como objetivo a defesa da liberdade religiosa e contra o racismo estrutural e religioso no país, conforme explicou Mirilane, assistente social no município e integrante do Terreiro de Umbanda Filhos de Ogum. “Buscamos dar visibilidade aos adeptos e povo de terreiro e anunciar a importância da religião de matriz africana em nossa cidade, fortalecendo o povo de axé”, assegurou.
O evento teve início com uma passeata pela paz que saiu da Praça Rui Barbosa até à Praça Chácara Dona Catarina, roda de conversa com pais e mães de santo, apresentação do Grupo de dança afro Justino e São Vicente, o som do atabaque do grupo de ogãs de Leopoldina, escolinha de corimba, além de roda de samba com Thaylis Carneiro e Kazen Sorriso. “Foi um momento único e um divisor de águas para nós, povo do axé”, completa Mirilane, acrescentando que esta iniciativa contou com a participação na organização do professor Luiz Leitão, também praticante daquela religião. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, ainda conforme revelou.
OUTRAS NOTÍCIAS
“Predestinado” é exibido em Cataguases com o ator Danton Mello na plateia
COMPIR realiza simpósio sobre Igualdade Racial
Fotos gentilmente cedidas pela organização do evento.