O ciclista cataguasense, Bráulio Gonçalves, está comemorando sua participação em uma das mais difíceis provas de Mountain Bike do mundo: A Brasil Ride Bahia 2024. A edição deste ano, que começou dia 20 e terminou no último sábado, 26, segundo os organizadores e competidores, foi a mais difícil de todas as edições. Só para se ter uma idéia, já no primeiro dia, os competidores encararam uma etapa de 59 km com 730 metros de altimetria acumulada.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
A Brasil Ride Bahia é uma prova “stage race” de sete dias que saiu do litoral baiano (Arraial D`Ajuda) em direção a Guaratinga, nas montanhas da Bahia. O percurso obriga os atletas a vivenciarem condições extremas de muita chuva e bastante calor. Este ano a prova contou com competidores de 24 países, garantindo a presença dos melhores do mundo neste esporte, bem como os campeões mundiais da modalidade.
Amante do ciclismo, que pratica há vários anos em Cataguases, Bráulio conseguiu se inscrever na categoria solo para estar entre os melhores do mundo nesta competição. Para isso precisou, primeiramente, filiar-se à Federação de Ciclismo, o que lhe deu o direito de concorrer. Além disso, claro, precisou de um treinamento rigoroso, num ritmo intenso. Ele conta um pouco dessa rotina de preparação:
“Com doze meses de antecedência e ajuda do meu treinador de ciclismo, Alan Lima, começamos um treino específico para as atividades de Endurece, focado em volume de tempo em cima da bicicleta para realizar a prova”, conta Bráulio. Ele lembra que “foram muitas horas semanais de treinamento e de adaptação ao calor que iria enfrentar durante a prova. Outra profissional essencial nesta preparação foi a nutricionista Milena Tavares, que elaborou uma estratégia nutricional específica que me deu o suporte necessário para concluir a prova”, revelou.
Bem treinado e pronto para enfrentar os sete dias de prova e três noites acampado no interior da Bahia, Bráulio partiu para Arraial D`Ajuda para viver seu maior desafio e estar entre e com os melhores do mundo do Mountain Bike. Primeira participação no maior evento dessa modalidade, seu objetivo era concluir a prova, já que o índice de desistência, conforme revelou, “é superior a cinquenta por cento”.
Motivado, ele estava pronto para colocar em prática o seu plano de ação e toda a logística necessária, desde equipamentos até sua alimentação, que o levaria a cruzar a linha de chegada. E não deu outra: Bráulio alcançou seu objetivo. Sozinho, inexperiente na prova, focado e com muita disciplina, sem equipe de apoio e muita força de vontade, completou a ultramaratona Brasil Ride Bahia 2024. Mais do que uma conquista, uma vitória pessoal que lhe dá a certeza de que vai conquistar muito mais.
OUTRAS NOTÍCIAS
Peterson Filho, de Cataguases, é campeão brasileiro de Motocross
Atletas cataguasenses fazem bonito na Maratona do Rio
Fotos: Acervo Pessoal