Segurança é prioridade na operação das usinas e barragens da Elera Renováveis


Segurança é prioridade na operação das usinas e barragens da Elera Renováveis

Comprometida com a segurança, a Elera Renováveis, uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil, monitora suas usinas hidrelétricas ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Utilizando sistemas avançados, a empresa garante que suas barragens atendam aos mais altos padrões, conforme atesta o diretor de Segurança de Barragens e Engenharia Civil, Antonio Rogerio Pellissari.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

O dirigente da Elera descreve como é feito esse trabalho nas usinas. “Nossa operação é realizada por meio do Centro de Operação e Gerenciamento do Sistema, que fica localizado no Rio de Janeiro, que trabalha em turnos, 24 horas por dia, sete dias na semana, assegurando a segurança operacional dos nossos ativos, do meio ambiente e da população do entorno. Nossas barragens são inspecionadas mensalmente pelos operadores locais, sendo essa inspeção validada por um engenheiro de Segurança de Barragens, que avalia os instrumentos instalados nas estruturas, atestando, assim, o bom comportamento e segurança operacional do ativo. Todo processo de monitoramento dos ativos é integrado no Sysdam, que é um Sistema de Gerenciamento de Barragens contratado pela Elera”, observa Pellissari.

Além das inspeções mensais, o diretor reforça que anualmente é realizada a Inspeção de Segurança Regular (ISR) por um engenheiro de Segurança de Barragens, atestando a seguridade e estabilidade das estruturas. Adicionalmente, periodicamente é realizada uma auditoria, chamada de Revisão Periódica de Segurança de Barragem (RPS), conduzida por uma empresa terceirizada independente, avaliando a conformidade do ativo em termos regulatórios, técnicos e operacionais.

A Elera também atua em parceria com a Defesa Civil dos municípios na implantação e operacionalização do Plano de Ação de Emergência (PAE), em conformidade com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “O Plano de Ação de Emergência define as diretrizes para evacuação em caso de ocorrências críticas com a barragem, contemplando mapas orientativos para a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) se deslocar até um ponto seguro, sinalizados por rotas de fuga e pontos de encontro. Caso seja identificada alguma emergência, a Elera possui um sistema misto de alerta sonoro para avisar a população”, detalha Pellissari.

Esse trabalho minucioso conta com 11 colaboradores diretos, dedicados exclusivamente à segurança das barragens, além das equipes locais das usinas e do Centro de Operações no Rio de Janeiro. Neste sentido, estes profissionais atuam cumprindo uma agenda rigorosa:

→ Inspeções mensais: realizadas pelos mantenedores das usinas e validadas por um engenheiro de Segurança de Barragens;
→ Avaliação das inspeções mensais e leitura dos instrumentos: acompanhamento do comportamento das estruturas, realizado mensalmente pela equipe de engenheiros de Segurança de Barragens em São Paulo;
→ Inspeções de Segurança Regular (ISR): realizadas anualmente pelo engenheiro de Segurança de Barragens, atestando a segurança dos ativos;
→ Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPS): auditoria realizada por uma empresa independente, com periodicidade a cada cinco ou sete anos, sendo mais rigorosos que a resolução normativa da ANEEL 1064/2023;
→ Reuniões com os órgãos de proteção: reuniões regulares com as Defesas civis municipais e estaduais, para apresentar atualizações do PAE e agendar treinamentos e simulados;
→ Simulados com a população: realizado em conjunto com a Defesa Civil para treinar a população sobre procedimentos de emergência com a barragem.

Segurança é prioridade na

“Esse trabalho é fundamental para garantir a segurança operacional das barragens e a proteção da população que mora próxima a elas. A Elera atua com o máximo rigor, cumprindo todas as normas de segurança e conta com o apoio da comunidade para preservar as placas de rotas de fuga e pontos de encontro, essenciais para orientar a população em situações de emergência”, finaliza Pellissari.

Sobre a Elera Renováveis
A Elera, parte do grupo Brookfield Asset Management, é uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil, principal player no mercado de energia solar e líder em projetos de autoprodução para o setor de saneamento e telecomunicação no país. Com portfólio diversificado, composto por usinas hidrelétricas e complexos eólicos e solares, a empresa conta com mais de 3,5 GW de capacidade instalada, atuando na geração e comercialização de energia renovável.

Fonte e fotos: Elera Renováveis