A primeira turma de graduação em Tecnologia em Cinema e Animação da Universidade do Estado de Minas Gerais, colou grau na noite do último dia 2 de agosto, em solenidade no Centro Cultural Humberto Mauro.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Além dos formandos e professores do curso, prestigiaram também a cerimônia a reitora da UEMG Lavínia Rosa Rodrigues e a vice-diretora da Unidade Ubá, professora Kelly da Silva. Elas também compuseram a mesa de abertura da cerimônia, juntamente com a coordenadora e a subcoordenadora do curso de Cinema e Animação, professoras Carla Silva Machado e Andrea Vicente Toledo de Abreu; com os docentes Cláudio Rodrigues dos Santos, Vanessa Coutinho Martins, William David Vieira e Inácio Manoel Neves Frade e os homenageados pelos formandos, o professor Sávio Leite e Silva e as servidoras Maria Juliana Rodrigues Gregório e Karen Olívia Silva Coelho Pereira.
Após a declaração de abertura e da execução do hino nacional, o orador da turma Miguel Monteiro Oliveira Resende Neto discursou relembrando os aprendizados e celebrando a jornada compartilhada com os alunos e o poder transformador do cinema. “Assim como a água de uma cachoeira que nunca para, sempre fluindo, nosso aprendizado e nossas criações também nunca param,” expressou o estudante ao destacar o papel fundamental dos docentes na formação de cada um.
Discursaram também a paraninfa da turma, professora Carla Silva Machado que relembrou da trajetória para a instalação do curso em Cataguases e dos desafios enfrentados pelos docentes e estudantes. “Que bom que vocês foram tão corajosos, porque encontraram pessoas tão corajosas quanto vocês; a professora Andrea Toledo que muito antes do curso começar pode articular com a professora Lavínia a criação deste curso, que antes disso ela também já articulava com César Piva e o grupo do Polo Audiovisual da Zona da Mata a possibilidade de uma formação superior em Cinema que fosse pública, gratuita e de qualidade para a região,” destacou Carla.
A Reitora Lavínia relembrou que os formandos foram destaque nos festivais de cinema e alguns até premiados. “Vocês estão preparados para enfrentar o mundo com confiança e criatividade. O cinema e a animação são poderosas ferramentas de transformação cultural e social, e estou certa de que vocês serão agentes de mudança, levando novas histórias, perspectivas e inspirações para onde quer que forem,” pontuou Lavínia Rosa.
Sobre o curso
A graduação tecnológica de Cinema e Animação foi instituída originalmente como um curso fora de sede da UEMG Carangola, em 2022, antes de ser assumida pela UEMG Ubá.
Foi articulada em conjunto com o polo audiovisual da Zona da Mata mineira, como uma forma de certificar os profissionais que já atuam na área e estimular a formação de novos talentos.
De acordo com a coordenadora do curso, a formação atualmente conta com 60 estudantes de diversas partes do país, conta com seis professores mestres e doutores e já recebe premiação pelos trabalhos de seus estudantes.
A graduação tecnológica tem a duração de quatro semestres (2 anos) e é oferecida gratuitamente todo ano, com ingresso feito pela aprovação no Vestibular da UEMG e também pelo SiSU (que utiliza as notas obtidas no ENEM).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Aberto em Cataguases o Curso de Tecnologia em Cinema e Animação
UEMG divulga edital do vestibular para o curso de Cinema e Animação
Fonte e fotos: UEMG-Ubá