Convenções partidárias para as eleições começam neste sábado


Convenções partidárias para as eleições começam neste sábado

A partir deste sábado, 20 de julho, os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos (vereador, vice-prefeito e prefeito) que vão disputar o pleito até o dia 5 de agosto, data final estipulada para realização das convenções. Em Cataguases, município em que a eleição acontece em turno único, a votação será no dia 6 de outubro.

Convenção

As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos, onde os filiados se inscrevem para os cargos em disputa e são definidos os candidatos, bem como o número que cada um deles vai utilizar na urna eletrônica. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).

Em Cataguases, neste sábado, 20, serão realizadas as convenções dos Partidos Republicanos e Verde (para escolha dos candidatos a vereador, apenas). Domingo, 21, é a vez do Partido dos Trabalhadores (PT). Como a legenda integra uma Federação formada por ela e outros dois partidos – PCdoB e PV -, há duas pré-candidaturas à prefeito, mas apenas uma será oficializada. Entretanto, fontes do próprio PT afirmaram ao Site que não será amanhã que acontecerá esta definição. A convenção de domingo serviria – ainda conforme esta fonte – apenas para definir os candidatos a vereador e reafirmar o nome de Marcello Mariotto a prefeito pela legenda. O outro pré-candidato é o vereador Rogério Filho, do PCdoB.

No próximo dia 25, quinta-feira, o MDB fará sua convenção para confirmar a candidatura a reeleição do atual prefeito José Henriques. Os partidos que irão apoiá-lo também farão suas respectivas reuniões na mesma data. Neste dia também será confirmado o nome da ex-Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, como candidata a vice-prefeita. Outra convenção muito aguardada é a do candidato Fernando Pacheco, do PDT. O ex-deputado estadual deverá confirmar seu nome para concorrer ao cargo de prefeito no domingo, 28 de julho. Apesar de muitas especulações sobre quem será o seu vice, conforme fontes ouvidas pelo Site, o Partido ainda avalia alguns nomes e, portanto, esta definição deverá acontecer mais próximo da data da convenção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Câmara vai realizar palestras para quem quer disputar eleição

Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio

Com informações da Agência Brasil | Foto: José Cruz/Ag. Brasil