Cataguases é a quarta melhor cidade para se viver na Zona da Mata


Cataguases é a quarta melhor cidade para se viver na Zona da Mata

Não é novidade para a população cataguasense que esta cidade é muito boa para se viver. E é justamente isso que revela o Índice de Progresso Social – IPS Brasil – em seu relatório anual, referente a 2023. De acordo com o relatório divulgado Cataguases é a quarta melhor cidade para se viver na Zona da Mata mineira, com nota 64,83. Juiz de Fora lidera o ranking da região com 67,32 seguido por Muriaé (65,93) e Viçosa (65,24). O IPS Brasil é o índice mais completo da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país. Ele proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

O índice é baseado em dados públicos, que avalia 53 indicadores agrupados em 3 grandes dimensões: necessidades humanas básicas; fundamentos do bem-estar; oportunidades. Em todos eles Cataguases recebeu conceitos “forte” e “neutro”; isto é, a população está sendo atendida e recebendo as condições básicas para se desenvolver. Em apenas um único item do conceito “Oportunidades”, sub-área “Inclusão Social”, Cataguases foi avaliada como “fraco”. No caso específico, trata-se da paridade de negros e pardos na Câmara Municipal.

Destacam-se neste relatório referente a Cataguases a nota “forte” obtida quanto a abrangência de serviços oferecidos à população como “domicílios com iluminação elétrica adequada”, “áreas verdes urbanas”, “acesso à cultura, lazer e esporte” e “expectativa de vida”, entre outros. Receberam nota “neutra” – ou seja – está bom mas pode melhorar, temas como “cobertura de internet móvel (4G/5G)”, “Reprovação Escolar no Ensino Fundamental” e “Cobertura Vacinal (Poliomielite)”, entre outros.

O IPS Brasil é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação. A escolha dos indicadores foi baseada na confiabilidade das fontes dos dados, acessibilidade, abrangência e atualização, explica o IPS Brasil.

Veja abaixo o relatório completo sobre Cataguases.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cataguases e região registram redução no índice de crimes violentos

Evento mostra vantagens para empresas investirem em Cataguases

Fonte: IPS Brasil | Foto: Arquivo