Inverno chega com temperaturas acima da média, diz meteorologia


Inverno chega com temperaturas acima da média, diz meteorologia

Nesta sexta-feira, 21 de junho, inicia a estação do inverno, caracterizada por temperaturas baixas e redução no volume de chuva em grande parte do País. Mas a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes explica que teremos um inverno mais quente este ano na área de concessão da Energisa Minas Rio (Zona da Mata Mineira e em Nova Friburgo/RJ).

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

“A tendência indica que as temperaturas devem ficar cerca de 2°C acima do esperado, ou seja em torno de 22º. Isso ocorrerá, em partes, devido a menor cobertura de nuvens e chuva na região. Durante o inverno, os acumulados de chuva são em geral de aproximadamente 40 mm/mês, mas este ano são previstos para ficar abaixo da média. Desta forma, com menor cobertura de nuvens, à tarde, as temperaturas devem ficar elevadas pelo aquecimento diurno e as noites e manhãs, como não tem o ‘cobertor de nuvens’ para manter a atmosfera aquecida, a maior parte da radiação retorna e as temperaturas tendem a ficar amenas”, explica Ana Paula.

Mesmo com temperaturas mais amenas, durante o período de inverno, a rotina muda, principalmente à noite com os banhos quentes. Chuveiro, aquecedor elétrico, uso da secadora são algumas das práticas comuns nos dias frios e que podem impactar diretamente o consumo de energia de uma família. Por isso, é importante ficar atento ao consumo de energia durante o inverno. Para evitar que esses e outros hábitos causem um susto no orçamento ao final do mês, é importante usar a energia elétrica de maneira eficiente, além de acompanhar o consumo mensal (kWh), que está relacionado junto com outros valores na sua conta de energia.

“Acompanhar o consumo não é apenas olhar o valor final da conta. A conta de energia é a soma do consumo do imóvel, mais impostos, encargos setoriais, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente. Ou seja, a tarifa da energia traz uma série de cobranças que resultam no total a ser pago pelo consumidor todo mês”, explica Fabio Lancelotti, diretor Técnico e Comercial da Energisa Minas Rio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Conta de luz vai ficar mais barata em 1,76%, informa Aneel

Com altas temperaturas, Energisa orienta sobre a conta de luz

Fonte e foto: Energisa Minas Rio