Energisa reforça a importância do desligamento programado de energia


Energisa reforça a importância do desligamento programado de energia

Assim como qualquer equipamento ou um veículo, por exemplo, os componentes da rede elétrica também têm uma vida útil e precisam de manutenção. Substituí-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Para garantir esse conforto, a Energisa realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica ou obras de expansão e modernização do sistema elétrico como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade, o que contribui para a melhoria do serviço fornecido e reduz a incidência de ocorrências de interrupção.

“Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere na quantidade de energia consumida. Precisamos atuar para garantirmos uma energia de qualidade aos nossos clientes”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

Para realizar essas manutenções, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que em muitos casos permitem realizar o serviço sem desligar a rede elétrica. Para isso, eletricistas que trabalham com a linha energizada recebem treinamentos especiais e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho.

Tecnologias também são utilizadas para que não ocorra o desligamento da rede elétrica, a exemplo do mega jumper, equipamento instalado de forma temporária na rede com o objetivo de manter o fornecimento de energia, além do gerado móvel. O objetivo é realizar a melhoria sem transtornos para os clientes. Com isso, em 2023, foi possível reduzir em cerca de 25% a duração das interrupções.

No entanto, em alguns serviços é necessário realizar o desligamento da rede elétrica com aviso prévio para que o serviço, que pode ser uma obra ou manutenção preventiva, possa ser realizado com segurança. Para receber esses avisos com antecedência e diretamente no seu celular, a Energisa Minas Rio orienta que os consumidores atualizem os dados cadastrais.

Os clientes residenciais são avisados sobre o desligamento programado por meio de rádios locais, via SMS ou e-mail. Além disso, o cliente também pode consultar os avisos de desligamento no site https://www.energisa.com.br. A atualização dos dados pode ser realizada sem sair de casa pelo Aplicativo Energisa On ou no endereço gisa.energisa.com.br.

“A ideia é que o cliente consiga se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada. Por isso é importante que o cliente mantenha o cadastro atualizado na empresa. Informações como nome completo, CPF e telefone para mensagem via WhatsApp ajudam bastante na hora do cliente receber os avisos de desligamento programado”, explica Valtair Teodoro, coordenador de Construção da Energisa Minas Rio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Energisa esclarece as principais dúvidas dos clientes

Energisa conscientiza sobre segurança na construção civil

Fonte e foto: Energisa Minas Rio