Governo de Minas faz seminário em Cataguases sobre APL


Governo de Minas faz seminário em Cataguases sobre APL

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), realizou nesta quarta-feira, 24 de abril, na sede da Energisa Minas Rio, em Cataguases, o terceiro Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de 2024. O evento contou com a presença do prefeito José Henriques, do diretor presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani e diversos empresários da região, além de convidados.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Arranjos Produtivos Locais – APLs – são aglomerações de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais. Este sistema traz inúmeros benefícios como o desenvolvimento de ferramentas para a diversificação econômica; ampliação da capacidade de produção de tecnologia aplicável para todo um setor; aumento significativo de oportunidades de negócios em todo o estado, e fortalecimento, pelo associativismo, do poder de negociação favorecendo compras conjuntas e ampliando a lucratividade e desenvolvimento local.

No evento em Cataguases, Eduardo Mantovani deu as boas vindas aos participantes e reiterou o compromisso da Energisa em apoiar iniciativas pró-desenvolvimento da região. “Os APLs são uma dessas vertentes em que acreditamos como força indutora do nosso desenvolvimento”, disse. O prefeito José Henriques, destacou o esforço de sua administração para dar condições ao município de receber novas empresas e assim promover o desenvolvimento. Ele lembrou que Cataguases faz parte de cinco APLs que geram cerca de 10 mil empregos diretos e reúne mais de 2.200 empresas.

Os temas do Seminário em Cataguases abordaram o Desenvolvimento Setorial, pelo técnico do Sebrae-Minas, Marco Antônio Mendonça; Produtos e Serviços, apresentado por Rafael Mendes, supervisor do SENAI Cataguases; #VempraMinas, tema abordado por Igor Bukowski, da InvestMinas; A importância da estratégia de Frete para o e-Commerce, que foi apresentado por Vinicius Silveira, dos Correios; Promoção e fortalecimento do comércio exterior/plataforma internacional, tema abordado por Laís Ione, diretora da SEDE/DIPEX e, encerrando a parte da manhã, RET/TTS foi o tema tratado por Ricardo Ceron, da Secretaria de Estado da Fazenda.

No período da tarde foi apresentada a palestra sobre Planejamento Financeiro, por Marco Almeida, assessor da SEDE/DAPC; Políticas de Desenvolvimento Econômico, pelo diretor da SEDE/DAPC, Fernando Abreu, que fez esclarecimentos sobre Políticas de APL, Identificação Geográfica e Financiamentos. Lucas Mendes, que é superintendente da SEDE, falou sobre os Programas de Incentivo à Inovação. Em seguida, Jéssica Zambini apresentou o tema “Programa de Capacitação SHOPPE”. O último assunto tratado no seminário foi Market Place – Mercado Livre, por Felipe Vidal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cataguases recebe 3º Seminário Regional de APLs

APL inédito na Zona da Mata reúne empresários da microrregião