O outono começou com um alerta para várias cidades da região: fortes chuvas com vento e risco de inundações e enxurradas em algumas localidades nos próximos dias, conforme a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. “Na sexta-feira (22), a chegada de uma frente fria deve provocar temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento. No sábado (23), esse sistema deve apresentar comportamento estacionário sobre a região e os acumulados de chuva no período podem chegar a 300 milímetros, ou seja, muita chuva em pouco espaço de tempo”, explica Ana Paula.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Atenta às previsões, a Energisa colocou seu plano de contingência em prática, mobilizando suas equipes que estão de prontidão e, se antecipar para que a resposta, caso as previsões se confirmem, seja a mais eficiente possível. Assim como a Defesa Civil, a empresa está reforçando preventivamente as orientações de segurança à comunidade para evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.
O gerente de Operação da Energisa Minas Rio, Victor Rispoli, explica que, por meio do monitoramento climático, a concessionária vem acompanhando a aproximação das chuvas que, conforme a previsão, devem atingir as principais cidades de sua área de concessão entre esta sexta-feira (22) e domingo (24).
“Essas informações são imprescindíveis para que possamos nos preparar, a fim de minimizar os impactos que as chuvas e ventos fortes podem causar à rede elétrica e à população”, disse. Isso porque os temporais podem ocasionar quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que, pela força do vento, são lançados sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos de energia, quebra e queda de postes, estragos em equipamentos e outras estruturas indispensáveis para a distribuição de energia.
Cuidado com a vida!
Juntamente com o trabalho operacional preventivo, Victor faz questão de frisar a importância das orientações de segurança, visando evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.
“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, explica.
Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não use o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.
Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar. Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.
Se encontrar cabos partidos sobre as ruas ou calçadas, não se aproxime em hipótese alguma. Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 032 0196, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp) www.gisa.energisa.com.br.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm nesta quinta e sexta-feira
Começa o Verão com previsão de chuvas acima da média no país
Fonte e Video: Energisa Minas Rio | Fotos: Energisa/Arquivo