Casos de dengue aumentam significativamente neste início de ano


Casos de dengue aumentam significativamente neste início de ano

Os casos de dengue, chikungunya e zika vírus dispararam em Minas Gerais no começo deste ano, inclusive em Cataguases. Apesar dos números mais recentes referentes ao município não terem sido divulgados (em dezembro de 2023 eram 208 casos de Dengue), o secretário municipal de Saúde, Vinícius Franzone, veio a público em um recente vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura, para alertar a população sobre o tema e anunciou algumas medidas de combate e de prevenção a estas doenças.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o aumento de diagnósticos positivos é de 754% na primeira quinzena de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. A pasta, inclusive, confirmou a primeira morte causada por arbobviroses. Trata-se de um paciente de Sete Lagoas, que teve a morte confirmada para chikungunya.

O cenário é tão preocupante que Vinícius Franzone anunciou a chegada à cidade, nesta semana que está começando, do conhecido “carro fumacê”, uma ferramenta que só é utilizada em casos extremos – como agora quando o país vive um novo surto da doença – no combate ao aedes aegypti. Ele também orientou no vídeo sobre cuidados preventivos que a população deve adotar para evitar a proliferação do mosquito. “Estes cuidados básicos de prevenção são muito eficientes porque o Fumacê complementa, mas não substitui a necessidade de eliminar criadouros”, explicou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Cataguases tem 208 casos de dengue e 5 de Chikungunya

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto: Fernando Silva