As duas primeiras semanas de funcionamento do sistema de estacionamento rotativo pago em Muriaé revelaram uma nova situação nas ruas: a de um trânsito melhor durante todo o horário comercial. A cobrança pelo tempo de permanência em vagas começou a ser efetuada em 1º de agosto. Desde então, motoristas passaram a ter mais facilidade para estacionar na região mais movimentada da cidade. Vale lembrar que o serviço é feito pela empresa Sinart, vencedora da licitação para gestão da chamada Área Azul em Muriaé.
“O rotativo se mostrava necessário para resolver o problema da falta de vagas”, opina a advogada Natália Gomes. Ela conta que, antes do início do novo sistema, tinha dificuldade para encontrar um local para estacionar próximo ao Fórum e ao escritório onde trabalha. “Agora está mais fácil”, afirma.
Transportes alternativos ganham força – Na prática, o que se vê é que os muriaeenses passaram a deixar o veículo particular na garagem, passando a utilizar outras formas de deslocamento. Há quem tenha optado pela mudança de hábitos, andando a pé ou de bicicleta, enquanto outros preferem ônibus ou transporte fretado.
Para a classe dos motoristas profissionais, a mudança já é percebida. “O movimento no dia a dia cresceu bastante”, comemora S.S., que trabalha como condutor de aplicativo. “E agora nós temos mais tranquilidade para trabalhar, principalmente durante o embarque e desembarque de passageiros”, comenta o taxista Antônio Martins.
Trânsito melhor – Além de mais facilidade para estacionar, a nova situação nas ruas de Muriaé se verifica também na fluidez do trânsito. Mesmo em horários de pico, vem sendo possível percorrer as ruas do Centro e da Barra com agilidade, parando apenas em semáforos e em cruzamentos onde é necessário dar a preferência.
A melhoria pode ser conferida em todos endereços que integram a Área Azul, mas fica ainda mais evidente em locais que eram considerados críticos antes do início do rotativo. Em frente às escolas do Centro, por exemplo, os horários de entrada e saída de estudantes já não geram mais a mesma lentidão que era frequente até pouco tempo atrás.
Outra situação usual até o fim de julho, a ocupação irregular de vagas também foi nitidamente reduzida pelo rotativo. Isso porque os funcionários da Sinart orientam os condutores a pararem no local adequado – e, no caso de descumprimento, é feita a notificação de irregularidade.
“Já ocorreu várias vezes de não conseguir estacionar porque, quando dei sorte de encontrar uma vaga, ela estava parcialmente ocupada por motos”, lembra a professora Adriana Costa. “Felizmente não tenho mais tido problemas quanto a isso”, completa.
Valores – A Área Azul de Muriaé é formada por 29 ruas e avenidas do Centro e da Barra. O valor cobrado é de R$1 para automóveis e R$0,50 para motocicletas a cada 30 minutos de utilização. Vale lembrar que, durante o horário de funcionamento do rotativo (de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h) cada veículo só pode ocupar uma mesma vaga pelo período máximo de três horas.
O tempo de estacionamento pode ser adquirido de três maneiras: pelo aplicativo Digipare (disponível para smartphones Android e iOS), em estabelecimentos comerciais credenciados ou junto aos trabalhadores da Sinart. O tíquete é eletrônico – ou seja, não é necessário deixar o comprovante à mostra no painel do veículo.
Tolerância e gratuidade – Em qualquer local da área azul, os motoristas têm direito ao tempo de tolerância de 10 minutos para utilização de uma vaga sem a necessidade de pagamento. Já a gratuidade é garantida em situações de carga/descarga e também para idosos e/ou pessoas com deficiência – neste caso, desde que o veículo tenha credencial e que o beneficiado seja motorista ou passageiro.
Fonte e fotos: Prefeitura de Muriaé | Texto: Renato Galluzi