O verão chegou prometendo temperaturas mais elevadas


O verão chegou prometendo temperaturas mais elevadas

Para os cataguasenses o verão já começou há muito tempo, afinal, o clima da cidade é quente. Este ano, porém, provavelmente por conta das mudanças climáticas, as temperaturas ficaram mais altas do que a média durante quase toda a Primavera que termina nesta sexta-feira, 22. Sim, a estação mais quente do ano começou exatamente às 00h27 desta sexta-feira, 22 de dezembro, e se estende até 20 de março, às 00h06.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Os meteorologistas explicam que, assim como foi observado nos últimos meses, o El Niño terá um papel central nas altas temperaturas e no padrão de chuvas no verão. “De agosto para cá, mensalmente as temperaturas estão ficando acima da média. Até mesmo acima dos meses referentes a 2016. Isso mostra uma tendência de um verão com termômetros elevados”, afirma a meteorologista Andrea Ramos.

De acordo com o Climatempo, por conta da influência do El Niño, as ondas de calor vão continuar. Apesar do tempo abafado ser esperado para todo o país, novas ondas de calor podem ser registradas em janeiro no Sudeste e na região central do Brasil. Já no Oeste e Sul do país, as condições mais favoráveis para a ocorrência desse fenômeno devem ser observadas entre janeiro e fevereiro.

Com o forte calor, a boa notícia é que vai dar para aproveitar as praias neste verão. No litoral do Sudeste, o calor deve ser mais intenso e constante do que em verões anteriores, com destaque para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As chuvas devem ser mais pontuais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Temperaturas mais altas influenciam no consumo de energia elétrica

Altas temperaturas marcam a primeira semana de setembro na Zona da Mata

Fonte: Climatempo e g1 | Foto: Pexels