Cataguases e região voltam a enfrentar onda de calor


Cataguases e região voltam a enfrentar onda de calor

Uma onda de calor está estacionada sobre Cataguases e as cidades da região deixando estes municípios em estado de alerta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de temperaturas elevadas, podendo ultrapassar até 5°C a mais que a média usual, durante um período que se estende por todo o final de semana.

De acordo com as projeções do Inmet, espera-se que as temperaturas máximas superem os 30°C diariamente até a sexta-feira. O ápice desse calor intenso é previsto para a próxima segunda-feira, 13 de novembro, quando os termômetros deverão alcançar a marca de 39º. A máxima prevista para hoje, quinta-feira, 9 de novembro, é de 33º devendo manter-se em alta até a próxima segunda-feira, data prevista para a temperatura mais alta deste período de onda de calor.

A previsão para esta sexta-feira, 10, é de máxima de 34º; 35º para sábado; 38º domingo e 39º para segunda-feira. A Defesa Civil, em comunicado divulgado ontem (08), alertou que em algumas áreas do estado os termômetros podem ultrapassar os 40°C. Durante este período, mesmo estando em época de chuvas, não são aguardadas precipitações significativas. Recomenda-se atenção redobrada à hidratação, conforme alerta da Defesa Civil.

Além disso, é importante evitar a exposição solar entre as horas mais quentes do dia, entre 10h e 17h. Embora o alerta represente um risco leve à saúde pública, é recomendável adotar medidas preventivas. Orienta-se o aumento da ingestão de água, mesmo na ausência de sede, além da proteção da pele contra a exposição solar. Evitar esforços físicos nas horas mais secas do dia e reduzir a saída de casa nos momentos de maior calor também são atitudes sugeridas. Em situações de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou o Corpo de Bombeiros, discando 193.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Onda de calor deve se agravar neste fim de semana, prevê Inmet

Fim de semana será de muito calor, prevê meteorologia

Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

* Com informações de Inmet e O Tempo | Foto: Pexels