O Dia Internacional da Animação é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais que vai acontecer neste sábado, 28 de outubro, com entrada franca, a partir das 19h30. O evento vai acontecer de forma simultânea em várias cidades de norte a sul do Brasil. Este ano o evento comemora 20 anos, sendo que sua primeira edição foi realizada em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 municípios em todas as regiões do Brasil.
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Este ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri, 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
Em Cataguases o evento é realizado pelo curso de Cinema e Animação da Universidade de Minas Gerais (Uemg) com o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Para além da exibição das animações, o evento vai proporcionar uma atividade de extensão universitária no formato de oficina de Pixilation, que é uma técnica de animação stop motion na qual atores vivos são utilizados e fotografados quadro a quadro, criando uma sequência de animação.
Veja a programação para este sábado, 28 de outubro, abaixo.
– 9h às 12h Oficina de Pixilation oferecida pelos alunos do curso de Tecnologia em Cinema e Animação para 20 alunos da rede pública do ensino médio;
– 14h às 18h. Continuação da oficina: Produção das cenas, edição, finalização e apresentação dos resultados;
OBS: Para participar da oficina é necessário inscrever-se antecipadamente através deste link:
– 19h30 Mostra oficial do Dia da Animação – Aberta ao público acima de 14 anos.
Local: Uemg-Cataguases/Animaparque (Antigo CTM)
Endereço: Rua Raul Cisneiro Guedes, 193 – Bairro Guanabara
Nesses 20 anos o Dia Internacional da Animação teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.
Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão desse evento. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, fazendo questão de selecionar uma programação infantil com curtas de alta qualidade que é também uma maneira de formar público.
Classificação Indicativa:
Mostra Infantil: Livre.
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos.
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos.
Confira as cidades participantes e horários em: www.diadaanimacao.com.br
Redes sociais:
YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldanimacao
Twitter: https://twitter.com/Diadanimacao
Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Aberto em Cataguases o Curso de Tecnologia em Cinema e Animação
Vem aí o Edital Usina Criativa de Cinema e projeto Fábrica Animada
Fonte: Uemg Cataguases | Foto: APOLO