Polo Audiovisual da Zona da Mata inaugura em novembro o Animaparque


Polo Audiovisual da Zona da Mata inaugura em novembro o Animaparque

No próximo dia 30 de novembro, Cataguases ganha, oficialmente, o Animaparque, um estúdio-escola voltado para atender as demandas do mercado audiovisual, em especial, do segmento de animação. Cesar Piva, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata (Apolo), explica que a missão para os próximos dez anos é transformar a região em um centro de formação, produção e criação para o setor de animação no Brasil, consolidando uma iniciativa inédita na América Latina.

Na prática, desde 2011, o Animaparque vem sendo objeto de um minucioso planejamento que resultou, em 2022, na criação da primeira turma do curso de graduação em Tecnologia em Cinema e Animação, fruto de parceria estratégica entre a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho (FCOJB) do Grupo Energisa e a Apolo. A iniciativa foi tão bem-sucedida que já terá sua terceira turma.

O Animaparque está localizado no Bairro Guanabara, em Cataguases, em uma área de dez mil quadrados. Abriga estúdios, ambientes para produção audiovisual de cinema e animação, de sons e trilhas sonoras, ateliês técnicos de cenotécnica, arte e figurino, camarins e base de produção. No setor educativo, conta com três salas de aulas, laboratório, biblioteca-midiateca e um auditório multiuso. De acordo com César Piva (foto abaixo) o Animaparque ainda oferece espaços abertos para exibição de filmes, espetáculos e eventos culturais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vem aí o Edital Usina Criativa de Cinema e projeto Fábrica Animada

Aberto o concurso para escolher músicas para o filme sobre Maria Alcina

Fonte: Tribuna de Minas | Fotos: Apolo e arquivo