Ubá realiza fórum sobre população em situação de rua


Ubá realiza fórum sobre população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ubá, por meio do Centro POP e da Casa Cidadã, vai realizar no dia 16 de agosto o 1º Fórum Municipal para População em Situação de Rua. O evento será na Câmara Municipal, a partir das 7h30min.

O Fórum é voltado para profissionais e comunidade em geral e vai discutir as políticas e alternativas para um fenômeno social cada dia mais presente: pessoas que utilizam as ruas como forma de moradia e/ou obtenção de renda.

Na programação do evento será proferida a palestra “Bioética e Vulnerabilidade da população em situação de rua” pelo psicólgo Wellerson Carneiro. Ele trabalha na Associação Ubaense de Saúde Mental e atua como psicólogo clínico no CAPS AD III, especialista em saúde mental e em psicopatologia e dependência química.

Completa o evento a palestra “Direitos socioassistenciais da pessoa/ população em situação de rua” pela assistente social, Thaise Seixas Peixoto de Carvalho. Ela é mestre e doutoranda em Serviço Social.

Para destacar as políticas públicas do município, o Centro POP e a Casa Cidadão vão realizar uma série de atividades para informar as pessoas em situação de rua e a população em geral sobre o tema.

Durante o mês de agosto a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubá vai promover capacitações semanais com o tema “Média e Alta complexidade para a população em situação de rua”, voltadas para gestores, técnicos e as equipes que atuam nos serviços de atendimento a este público.

Dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi estabelecida em memória ao “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Frio: Prefeitura aciona plano emergencial para a população de rua

Prefeitura de Ubá distribui refeições à população de rua

Fonte: Prefeitura de Ubá