Após o desenvolvimento de estudos técnicos, o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, encaminhou à Câmara Municipal de Leopoldina o Projeto Lei “Programa Tarifa Zero”, que tem como objetivo garantir, a partir de setembro, gratuidade do transporte coletivo na zona urbana do município. Ou seja: ônibus de graça para toda a população.
Assim que aprovado pela Câmara, será aberto um processo licitatório para a escolha das empresas que irão prestar o serviço em Leopoldina. Com o Projeto, a Prefeitura quer possibilitar que a população tenha mais acesso aos órgãos públicos e serviços básicos do município.
Em janeiro deste ano o prefeito leopoldinense adotou em caráter temporário esta mesma iniciativa. Isso evitou que a população ficasse sem transporte coletivo na crise vivida pela empresa permissionária do serviço à época. A medida agora implicará, entre outras vantagens, na redução das desigualdades e na promoção da inclusão social.
A proposta instituída pelo “Programa Tarifa Zero” atenderá à Política Nacional de Mobilidade Urbana, a qual prevê como princípios fundamentais a acessibilidade universal e a equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Leopoldina disponibiliza transporte gratuito à população
Empresa de transporte coletivo de Leopoldina está sob intervenção
Fonte: Prefeitura de Leopoldina | Foto: O Vigilante Online