O Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, foi palco da estréia, no sábado, 15 de julho, do longa metragem “Integrados”, do cineasta cataguasense Pedro Chaves, de apenas 23 anos. Detalhe: desde Humberto Mauro, este foi o segundo longa a ser rodado na cidade com equipe formada apenas por profissionais e atores locais. O primeiro, após o ciclo de Mauro, foi “O Anunciador – o homem das tormentas”, de Paulo Bastos Martins, que também foi rodado utilizando apenas talentos da cidade. O novo filme contou com uma parceria da Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho que cedeu o Centro Cultural Humberto Mauro para a estreia.
Este é o primeiro longa de Pedro Chaves e da sua produtora Nock’s. O jovem cineasta iniciou os trabalhos de direção e edição de sua Produtora realizando dois curtas-metragens, videoclipes e, agora, fez o seu primeiro longa. Paralelamente, Pedro é aluno do curso de Tecnólogo em Cinema e Animação da UEMG, em Cataguases, e possui formação no curso de audiovisual do Projeto Feliz é Quem Toca. Também tem experiência em projetos e trabalhos do audiovisual e marketing, em Cataguases e no Rio de Janeiro.
“Com talento e genialidade, Pedro Chaves é um diretor completo: escreve, convoca a turma, reúne as ideias, distribui as funções, produz, filma, edita e exibe. Enfim, faz de tudo, e muito bem feito. Poder assistir a exibição do primeiro longa totalmente cataguasense, criado e dirigido por um jovem, negro e periférico é muito mais que satisfatório, é participar de um marco cinematográfico histórico da minha cidade e do meu país. Este filme ainda vai ser visto e estudado pelas gerações que estão por vir”, disse, entusiasmada, Renatta Barbosa, Instrutora de Audiovisual do Projeto Feliz é Quem Toca.
“Eu sempre gostei do cinema e minha família sempre me apoiou, me incentivando muito a assistir filmes. Eu desde pequeno já queria trabalhar de alguma forma na área do cinema, tanto que o primeiro roteiro que escrevi foi aos 11 anos. Ali eu comecei a chamar colegas pra gravar e ensaiar com eles e, desde então, estou participando de diversas iniciativas do cinema”, conta Pedro Chaves, que tem 12 curtas metragens produzidos, dos quais 3 foram premiados em festivais.
Sobre seu primeiro longa, “Integrados”, é um projeto ambicioso que envolve diversas locações, perseguições e uma pegada de ficção científica, tudo isso feito com uma equipe minúscula sem um real no bolso, com parcerias apenas para locações em instituições da cidade, como o Instituto Chica, o Colégio Cataguases e o Grupo Unis. “No fim, acho que todos que participaram tiveram a sensação de que, de alguma forma, fizeram parte de um significativo marco”, avalia Pedro.
Sobre o filme
“Integrados” conta a história de Lissa, uma perigosa hacker que começa a invadir os sistemas da CATC, uma grande empresa que possui o monopólio das redes de comunicação e entretenimento virtual. Ela ameaça expor segredos de Alexandre, caso ele não concorde em ajudar no plano de um grande vazamento de informações que comprovariam atividades irregulares da CATC e a negligência quanto a morte de uma criança.
Para participar de novos projetos de Pedro Chaves ou conhecer um pouco mais sobre “Integrados” e da produtora Nock’s, é só acessar o perfil @nocksartes no Instagram ou pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM
Jovem cineasta vai fazer seu primeiro longa metragem em Cataguases
Texto: Alexsander Rocha | Fotos: Nock`s