Aconteceu na última quarta-feira, dia 12 de junho, no Centro Cultural Humberto Mauro, o I Seminário Formativo em Diversidade Sexual e de Gênero de Cataguases. Promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e pela Superintendência de Políticas LGBTI do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o evento teve por objetivo a promoção de discussões, a troca de conhecimento e informações acerca de questões LGBTQIAPN+, a fim de disseminar conhecimentos, em prol da luta contra a desigualdade e a descriminalização por gênero e orientação sexual, além de tantas outras questões que cercam o tema.
A mesa de abertura do Seminário teve a presença do Vice-Prefeito de Cataguases, Marco Andrade, do Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Franzoni, do Superintendente de Políticas LGBTI+ da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro e Coordenador do Programa Rio Sem LGBTfobia, Ernane Pereira.
Após as falas iniciais de saudação do Vice-Prefeito e do Secretário de Saúde, Ernane Pereira introduziu o tema. Além de Superintendente de Políticas LGBTI+ da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Ernane é Coordenador do Programa Rio Sem LGBTIfobia do Governo do Estado.
Na sequência, Karol Ferreira, mulher transsexual negra, coordenadora do CCLGBT Capital II e integrante do comitê de pesquisas clínicas do INI Fiocruz contou um pouco de sua experiência e vivências, lutas e superações. Para falar sobre a História do Movimento LGBTI (do movimento homossexual ao movimento LGBTI), o convidado foi João Gomes, poeta, professor, historiador e ativista LGBTI+, além de autor de três livros de poesia. Ele também atua como Coordenador de Projetos Especiais e Ações Estratégicas no Programa Rio Sem LGBTIfobia.
Já a Introdução básica sobre gênero, identidades e diversidade sexual o convidado foi Júnior Braga, psicólogo, especialista em Gênero e Sexualidade e coordenador da equipe de Coordenação de Assessoria Técnica e Monitoramento do Programa Rio sem LGBTIFobia. Na sequência, para falar sobre atendimento, acolhimento e garantia de acesso nos serviços e políticas públicas, saúde, educação, segurança e etc foi convidado o advogado Guilherme Jacques, membro da Comissão da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero Seccional OAB/RJ.
Ao final, a advogada Cris Maciel abordou os direitos e cidadania da população LGBTI+: leis, resoluções e decretos. Cris Maciel é Mestranda em Politicas Públicas em Direitos Humanos pelo NEPP-DH da UFRJ, Secretária na Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da 59ª Subseção da OAB/RJ, assessora Técnica na Coordenação de Assessoria Técnica e Monitoramento do Programa Rio Sem LGBTIfobia.
LEIA TAMBÉM
Câmara Municipal de Viçosa celebra o mês do Orgulho LGBTQIA+
Texto e fotos: Cristina Quirino