SEDEGI divulga relatório sobre o evento inédito Emprega Cataguases


SEDEGI divulga relatório sobre o evento inédito Emprega Cataguases

No dia 27 de maio, o Colégio Cataguases recebeu pela primeira vez um evento inédito no município: o Emprega Cataguases, iniciativa que teve como objetivo apresentar vagas disponíveis nas empresas da cidade e região aos profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. O evento movimentou dezenas de empresas e centenas de alunos e de trabalhadores em busca de um emprego formal.

SEDEGI divulga relatório sobreNesta quinta-feira, 6 de julho, o secretário Luiz Paixão, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional – SEDEGI, divulgou o relatório final com os resultados das ações daquele dia, considerado por ele e por empresários participantes como “ótimo” e “muito bom”. Eles também sugeriram repetir o evento a cada três meses em média.

– Tivemos um evento que superou nossas expectativas e que se mostrou muito positivo porque aproximou empresas e trabalhadores, explica Luiz Paixão. “Além disso – continua – pudemos descobrir carências na qualificação profissional, o que já está nos permitindo buscar soluções. Por fim, conclui o Secretário, as 22 empresas participantes disponibilizaram 123 vagas sendo 42 preenchidas, 8 delas como aprendizes (primeiro emprego). Entre as vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência, seis foram ocupadas”, disse.

Entre os participantes, destacam-se as nove escolas profissionalizantes que estiveram presentes. Elas ofertaram 310 vagas em 14 cursos de qualificação gratuitos e receberam 115 alunos. Entre outros cursos foram ministrados Auxiliar de Contabilidade, Elaboração de Currículo, Profissões do Futuro e Empregabilidade: Desenvolvendo Soft Skills e Hard Skills. O relatório também informa que neste primeiro semestre de 2023 Cataguases registrou a abertura de 469 novas empresas, sendo 387 MEIs e 82 demais tipos jurídicos.

LEIA TAMBÉM
Emprega Cataguases busca preencher vagas ociosas e qualificar mão de obra

Foto: SEDEGI – divulgação