O IBGE vai divulgar, às 10 horas de hoje, 28 de junho, os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022, apresentando um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no País em diferentes níveis geográficos e recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população e dos domicílios.
A expectativa é enorme por parte dos municípios, principalmente porque há o risco real de redução do número de habitantes em diversas cidades como, por exemplo Cataguases, Leopoldina e Ubá, conforme uma prévia divulgada pelo próprio IBGE e que causou alvoroço entre os gestores municipais. O motivo é simples: menos habitantes, menor o repasse de recursos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.
Segundo este Site apurou, em Cataguases, é esperada uma redução da população, porém, ela seria insuficiente para fazer com que o município perca receita do FPM. O Censo é como uma fotografia do país. A partir dos resultados é possível traçar políticas públicas, com ações que beneficiam a todos. O último Censo foi realizado em 2010. Por fim, vale registrar que os recenseadores do IBGE enfrentaram dificuldades de toda ordem para entrevistar a população, desde as comunidades lideradas pelo narcotráfico até com síndicos de condomínios de luxo.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Leopoldina e IBGE fazem mutirão do Censo
IBGE tem dificuldades para concluir o Censo 2022
Fonte: IBGE e Senado Federal | Foto: Helena Pontes – Ag. IBGE