A Polícia Militar prendeu hoje, 16 de junho, no Bairro Ibrahim, em Cataguases, um homem foragido da justiça desde outubro de 2020. T.P.R., de 38 anos, é servidor da Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram) Zona da Mata, condenado pela Justiça a 13 anos de reclusão, como sendo dono de um complexo e estruturado laboratório para produção de drogas ilícitas. Sua prisão aconteceu no âmbito da Operação Nematóide IV, desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata.
Na mesma operação também foi apreendida uma espingarda. Segundo o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, do Gaeco Zona da Mata, há fortes evidências dando conta de que o condenado, agente público integrante do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), valia-se dos seus conhecimentos técnicos para a produção de drogas ilícitas em grande escala, já que era engenheiro agrônomo.
Ainda segundo o promotor, o servidor também foi recentemente denunciado pela prática dos crimes de corrupção passiva e falsidade documental, já que, em conluio com um consultor ambiental, valia-se da condição de agente público integrante do quadro efetivo ocupado na Semad, em Ubá, para solicitar e receber vantagens indevidas, com o objetivo de favorecer empresas e empreendedores na emissão de pareceres favoráveis à concessão e à renovação de licenciamentos ambientais, revelando aos particulares as ações e fiscalizações que seriam levadas a efeito pelo órgão ambiental.
LEIA TAMBÉM
MPMG e Gaeco fazem operação em hospital de Além Paraíba
Gaeco prende assaltante condenado que estava foragido em Guidoval
Fonte e fotos: MPMG