A Tecidos Cataguases, antiga Companhia Industrial Cataguases, é a primeira empresa no estado de Minas Gerais a inaugurar um projeto no modelo Energy as a Service (EaaS). A iniciativa é uma parceria da Brasol, empresa com capital da Siemens com projetos de geração de energia limpa, e a (re)energisa, braço de soluções energéticas do Grupo Energisa. Assim, a Cataguases irá reduzir seu custo operacional, além de melhorar a qualidade e dobrar a disponibilidade de energia para a operação.
O conceito Energy-as-a-Service (EaaS) – modelo de negócios em que os clientes pagam por um serviço de energia sem ter que fazer nenhum investimento em infraestrutura ou equipamentos geradores – promete transformar a forma das empresas lidarem com energia. Nesse modelo, empresas com metas de sustentabilidade e ao mesmo tempo interessadas em reduzir os custos ligados ao consumo de energia, fazem parceria com a empresa que oferece EaaS, que possui os recursos técnicos, financeiros e a expertise para implementar formas de economizar energia.
Segundo a Tecidos Cataguases, o investimento de R$ 11 milhões foi feito integralmente pela Brasol, que será responsável também por subsidiar os custos da manutenção preventiva, corretiva, emergencial e pelo monitoramento ao longo dos 10 anos de duração do contrato. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, a energia elétrica representa cerca de 15% dos custos para as empresas no setor. O projeto desenvolvido contemplou a construção da subestação de 69/22 kV e 650 metros de linha de transmissão em 69 kV.
LEIA TAMBÉM
Companhia Industrial Cataguases lança nova marca e cultura de negócios
Cataguases viabiliza usina de algodão orgânico na Paraíba
Fonte: Canal Energia e Além da Energia | Foto: Reprodução