Autoleitura rural garante energia no campo com controle e economia


Autoleitura rural garante energia no campo com controle e economia

A Energisa mantém, há alguns anos, uma relação de confiança e reciprocidade com as famílias e empreendedores rurais, por meio do incentivo a prática da autoleitura. Embora seja autorizada a fatura por média, a empresa recomenda a prática da autoleitura para controlar o valor correto com base no seu consumo.
O maior benefício para o consumidor é que se naquele mês ele consumiu menos, ele também irá pagar menos, porque o consumo não será calculado por média, e sim pelo registro informado por ele. É fácil e rápido. Para isso, basta ir até o medidor de sua propriedade em dias previamente agendados pela Energisa anotar os números do visor e repassá-los para distribuidora pelos canais de atendimento.

O que é autoleitura?

Desde março, a Energisa está entregando aos clientes da classe rural o Calendário Rural 2023 (foto abaixo), com orientações para que o cliente informe o consumo de energia mensalmente e garanta maior controle financeiro. Desta forma, basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para a Energisa, por meio de um dos canais de atendimento da empresa. “Queremos nossos clientes satisfeitos e que paguem pelo consumo real, por isso estamos reforçando que o próprio cliente faça a leitura e informe diretamente à Energisa” – destaca Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Minas Rio.

Atualmente são cerca de 700 mil consumidores rurais no Grupo Energisa, destes, 80 mil somente em Minas. Mas vale destacar que outras classes de consumidores também podem realizar a autoleitura, em situações em que há impedimento para a leitura do medidor, como portão fechado na ausência de pessoas no imóvel, imóveis desocupados, cães bravos soltos que impedem a aproximação do leiturista por questões de segurança. Nesses casos, automaticamente o sistema emite o faturamento pela média de consumo do cliente nos últimos 12 meses. Mas se o cliente estiver atento ao período que deve ser feita a autoleitura, ele pode informar à Energisa, evitando a fatura por média.

Como realizar a autoleitura?

Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia.

O medidor possui um visor onde está disponível o consumo de energia. Sem tocar na caixa de medição, o cliente deve anotar os números e enviar a informação por um dos canais de atendimento da Energisa. Para os medidores que possuem duas sequências (canais) de leitura, como os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e irrigantes, por exemplo, as duas sequências devem ser informadas. O cliente pode, ainda, enviar uma foto legível da leitura disponível no medidor de energia por meio dos canais digitais ou apresentar ao atendente, no caso do atendimento presencial.

Para que o procedimento seja efetivamente cadastrado na Energisa, é importante fazer a leitura no dia certo, observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia para evitar erros na emissão da fatura.

O envio da autoleitura pode ser feito pelos canais digitais. Se for pelo Energisa On, basta acessar o aplicativo com os seus dados, escolher a opção “Serviços”, e depois o ícone “Informar leitura”. Já para quem optar pelo site www.energisa.com.br, basta se cadastrar na Agência Virtual, clicar em “Sua Fatura” e depois “Informar leitura”.

Quem preferir a opção por telefone, pode conferir nos links  a seguir os números de atendimento da Energisa através do call center ou do WhatsApp da Gisa, que variam de acordo com a sua região.

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Fonte e foto: Energisa Minas-Rio