Prefeitura e IF Sudeste Cataguases firmam parceria para a Feira de Artesanato


Prefeitura e IF Sudeste Cataguases firmam parceria para a Feira de Artesanato

A prefeitura de Cataguases através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional (SEDEGI) e Secretaria de Desenvolvimento Social firmou parceria com o IF Sudeste – Campus Cataguases, através do Programa Nacional “IF Mais Empreendedor”, para levar aos artesãos da Feira de Artesanato, consultoria gratuita para a gestão de seus produtos e negócios. O Programa Nacional “IF Mais Empreendedor” é uma iniciativa do Instituto Federal e conta com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), está hoje em sua terceira edição e atua em parceria com várias instituições que compõem a Rede Federal de Educação.
O Campus do Instituto Federal Cataguases participa pela segunda vez do programa contando com o apoio de consultorias fornecidas por seus alunos e alunas dos cursos técnicos e de Pós-Graduação coordenados por um professor da Instituição. O objetivo desse trabalho é ajudar os micros e pequenos empresários em especial os Empreendedores Individuais (MEI) a remodelarem seus negócios, oportunizando o acesso ao conhecimento de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão que possam contribuir na melhoria do desempenho de seus empreendimentos.

A consultoria tem duração de sete meses, com início em maio e término em novembro, e vai atender a seis microempreendedores individuais que atuam na Feira de Arte, Artesanato, produtos e variedades, atelier aberto, comidas e bebidas típicas, plantas e flores naturais de Cataguases, que acontece nas praças Rui Barbosa e Santa Rita aos finais de semana. A equipe de bolsistas que atenderá aos empreendimentos conta com dois alunos de Cursos Técnicos de Administração e Qualidade, e três alunos da Pós-Graduação em Análise de Marketing Digital ofertados pelo Campus Cataguases.

O projeto busca contribuir com o crescimento e amadurecimento dos empreendedores bem como com a formação dos alunos e alunas da Instituição. A cada edição, o programa tem ajudado em média, mais de 1.300 empreendimentos e quase 1.700 alunos em todo o país. “Toda a sociedade acaba sendo beneficiada, pois os empreendedores melhoram o desempenho de seus negócios, acabam por gerar novas oportunidades de trabalho e renda”, avalia Luiz Paixão, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cataguases (SEDEGI).

Desse modo foram contemplados os artesãos: Magda Dornelas, José Geraldo Moroni, Érica Castro, Cristina Machado Chagas, Efigênia Santos e Gerson Henrique Oliveira. Eles foram selecionados por meio do processo de adesão ao programa em questão em reunião da qual todos foram convidados a participar do Programa Nacional “IF Mais Empreendedor” cuja obrigatoriedade era serem formalizados.

Para a coordenadora da Feira, Patrícia Werneck, essa iniciativa vem consolidar uma parceria de sucesso entre a “Feira de Artesanato de Cataguases”, a SEDEGI e o IF Sudeste, que começou em 2022 com o objetivo de levar aos artesãos locais profissionalização e capacitação para gestão de seus negócios. Luís Paixão, ressalta o conceito deste tipo de atividade: “As Feiras de Artesanato são espaços de manifestação e produção cultural e artística de uma cidade e ou região, os quais, oportunizam o desenvolvimento do turismo e movimentam a economia local de forma sustentável, além de potencializar a possibilidade de se ter mais um espaço de manifestação e produção de arte e cultura em nossa cidade. Por isso recebem desta administração nossa atenção e apoio”, finalizou.

LEIA TAMBÉM
Feira de Artesanato será reestruturada para potencializar as vendas

Feira de Artesanato ganha barracas do Deputado Fernando Pacheco

Fonte e fotos: Prefeitura de Cataguases