A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases vai aplicar, nesta sexta-feira, 3 de março, a vacina bivalente contra a covid em idosos com 70 anos ou mais. A nova campanha de imunização no município teve início na última terça-feira, para público acima de 90 anos, conforme cronograma divulgado por aquela secretaria. Além disso, o público imunocomprometido também está sendo imunizado a partir de 12 anos. Em outra frente, a Secretaria de Saúde também está vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade.
Nesta sexta-feira, os idosos aptos a serem vacinados podem comparecer ao SEMAE (das 8h às 15h), que fica em frente ao Hospital de Cataguases e nos postos de saúde da Granjaria e Paraíso, de 8h às 12h e de 13h às 15h. É obrigatório levar documento de identidade e comprovantes vacinais, porque para tomar a nova vacina é preciso respeitar um intervalo mínimo de quatro meses entre as doses, explica Vinícius Franzone, secretário municipal de Saúde. Aquela pasta espera imunizar um público alvo estimado em 4 mil pessoas. Os idosos acamados serão atendidos em suas casas mediante comunicação com a Secretária de Saúde que vai agendar o dia da aplicação, acrescentou.
Para quem ainda não completou seu esquema vacinal, poderá fazê-lo também nesta sexta-feira nos postos de saúde da Granjaria, Paraíso e no de Sereno, além do SEMAE, nos mesmos horários citados acima. Neste locais os interessados poderão tomar a primeira dose, mas atenção porque a segunda dose (coronavac) será aplicada somente no SEMAE. Já a terceira dose será para aqueles com 12 anos ou mais (respeitando um intervalo de 4 meses entre as doses). Já a quarta dose, será aplicada em pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores de saúde. Para quem tomou a vacina da Janssen (dose única) deverão tomar as doses de reforço.
Quanto às crianças, Vinícius informou que este público também está sendo atendido por meio das vacinas pediátricas. “Crianças a partir de 5 anos e com até 11 anos de idade podem se vacinar normalmente”, explicou. A orientação é que os pais ou seus responsáveis levem seus filhos ao SEMAE para receber a primeira dose ou, em caso de crianças agendadas a segunda dose (para aquelas que tomaram a primeira dose da Pfizer ou Coronavac). Neste caso os pais devem levar o CPF, o cartão de vacinação da criança e o cartão do SUS.
LEIA TAMBÉM
Cataguases começa a imunizar contra covid com vacinas bivalentes
Idosos acima de 70 anos terão reforço na vacinação contra a Covid-19