A Cataguases (antiga Companhia Industrial Cataguases) acaba de conquistar uma marca inédita para a empresa, a cidade e muito importante para o planeta. É a primeira indústria têxtil de tecidos leves do Brasil a receber a Certificação Lixo Zero. Um reconhecimento que deixa todos os seus colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes muito satisfeitos, com a sensação do dever cumprido que é produzir tecidos com qualidade sem agredir o Meio Ambiente. “Um trabalho árduo, que exigiu muito planejamento e dedicação de toda a equipe da empresa”, conta o Diretor Técnico Industrial da Cataguases, Marcos Aurélio Rodrigues.
A Certificação Lixo Zero é validada pela Zero Waste International Alliance, reconhecida internacionalmente para padrões, políticas e melhores práticas de zero resíduos para comunidades e empresas. A Cataguases alcançou a inédita marca de reutilizar ou descartar sem impacto ambiental mais de 96% dos resíduos oriundos dos seus processos. Esta certificação é concedida às empresas que conseguem dar destinação correta a no mínimo 90% de todo o resíduo que produzem.
Stephanie Sousa Lodron (foto ao lado), Engenheira de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Cataguases, conta que “tudo começou no setor e com um olhar atento aos dezessete ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), em busca de fazermos algo novo”. Ela lembra que a Cataguases sempre esteve preocupada com a sustentabilidade. “A empresa já reciclava materiais como papel, papelão e plástico, mas faltava o biossólido (lodo) gerado no processo de tratamento de efluentes, que até então era destinado para um aterro industrial.”
Em 2020, Stephanie e sua equipe começaram um trabalho de pesquisa por empresas que pudessem dar destinação correta a este biossólido. E desde maio de 2022, a Cataguases destina este resíduo para compostagem.
Toda água utilizada na produção é tratada e retorna ao rio totalmente limpa (veja foto ao acima). Hoje, uma das mais recentes ações ecológicas adotadas pela Cataguases foi a criação de um Ecoponto, na própria empresa, aberto a toda a comunidade para descartar o seu resíduo, seja papel, plástico, pilhas, entre outros. O material ali depositado é recolhido pelas duas associações de recicláveis de Cataguases.
E não para por aí, a Cataguases continua estudando a implantação de novos projetos sustentáveis.
LEIA TAMBÉM
Companhia Industrial Cataguases lança nova marca e cultura de negócios
Companhia Industrial Cataguases estreia linha com algodão orgânico