O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em Cataguases e em outras 13 cidades da Zona da Mata atingidas por chuvas intensas nos últimos meses.
Municípios em situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério para atendimento à população afetada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. Os valores solicitados pelos municípios, no entanto, podem não serem atendidos integralmente.
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e Defesa Civil nas três esferas de governo.
As cidades que tiveram a situação de emergência reconhecida na região, são:
☑️ Astolfo Dutra
☑️ Barão do Monte Alto
☑️ Cataguases
☑️ Cipotânea
☑️ Dona Euzébia
☑️ Estrela Dalva
☑️ Guarani
☑️ Guiricema
☑️ Miradouro
☑️ Muriaé
☑️ Patrocínio do Muriaé
☑️ Recreio
☑️ Rio Pomba
☑️ São Sebastião da Vargem Alegre
LEIA TAMBÉM
Dona Euzébia tem mais de 100 famílias desalojadas pela enchente
Enchente avança e algumas ruas da cidade estão interditadas
Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: Arquivo