Férias escolares, família reunida em casa, TV e videogame ligados, bebida gelada para aliviar o calor e festas de fim de ano. Esse cenário desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício de energia elétrica. Aliás, muitas pessoas esquecem que a soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês.
Luciano Lima, gerente da Energisa, lembra que o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas que coincide com as férias escolares. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”.
O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orienta Luciano.
Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade também contribuem, e muito, para o aumento da conta de energia. “E se na casa tiver mais de uma televisão, tente reunir a família para assistir todos juntos, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. E durante as férias escolares, a atenção deve ser redobrada: vale estabelecer horários para as crianças brincarem nos equipamentos eletrônicos como os videogames e TVs. E cuidado: não deixe as crianças brincarem com o celular ligado na tomada”, alerta o gerente.
Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, mantenha as portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente. Juntar o máximo de roupas sujas possível para usar a máquina de lavar de uma só vez também é uma prática de consumo eficiente de energia e de água. E no verão, dá para economizar bastante usando o chuveiro na temperatura verão ou desligado, e ainda utilizando o ferro apenas com roupas essenciais.
Atenção também aos riscos de acidentes envolvendo eletricidade
Faltam poucos dias para o novo ano e já tem gente adiantada com os preparativos da festa da virada. Correria, mesa farta, muita bebida, decoração e alguns riscos imperceptíveis nessa movimentação. Entre os principais erros está o uso de extensões, benjamins, adaptadores e até fios desencapados, além do improviso de instalações temporárias, na maioria das vezes executadas por pessoas que não têm experiência. “Com eletricidade não se brinca. O risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande. Por isso, reforçarmos a orientação de que qualquer serviço deva ser executado por profissionais habilitados”, ressalta Luciano Lima.
Aos adeptos às piscinas fica mais esse alerta: nunca manuseiem equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.
E se a tradição inclui celebrar a chegada do novo ano com fogos de artifício, a segurança exige que tudo isso seja feito longe da rede elétrica. Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática é prejudicial e pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais como hospitais.
Em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:
Call Center – 0800 032 0196
Aplicativo para celular Energisa On
Site www.energisa.com.br
Gisa (assistente virtual do WhatsApp): www.gisa.energisa.com.br.
LEIA TAMBÉM
Em 2022 Energisa identifica 400 ligações irregulares de energia
Energisa prorroga campanha de negociação
Fonte e fotos: Energisa