Cataguases vai receber assessoria técnica para coleta seletiva qualificada


Cataguases vai receber assessoria técnica para coleta seletiva qualificada

Cataguases foi selecionado pelo Programa Recicleiros Cidade, do Instituto Recicleiros, organização da sociedade civil paulista, reconhecida como entidade ambientalista, para receber assessoria técnica especializada no desenvolvimento de uma coleta seletiva de resíduos que se torne qualificada, sustentável e economicamente viável, tornando o município apto para colher ganhos ambientais, econômicos e sociais.

A escolha por Cataguases teve como base critérios técnicos conduzidos por uma comissão de avaliação formada por especialistas do Instituto Recicleiros e, como parte da proposta, o município receberá investimentos que podem chegar a R$ 5 milhões, em um período de 5 anos, o que pode ser utilizado na aquisição de equipamentos e materiais, capacitação de pessoal (catadores de recicláveis) e em campanhas de conscientização ambiental da população até o estágio de autossuficiência e após a transformação das associações existentes em cooperativas.

Atualmente, o município produz cerca de 45 toneladas de lixo doméstico por dia e recicla menos de 1% de todo esse material, sendo o restante destinado ao aterro sanitário. Com o aumento da reciclagem, os custos operacionais do aterro sanitário serão reduzidos e haverá melhorias para os catadores de recicláveis, agentes ambientais, que passarão a ter um trabalho formal após a transformação das associações existentes em cooperativas.

O Programa Recicleiros Cidades tem como pontos-chaves trabalhar a emancipação da cooperativa de catadores de materiais recicláveis, qualificar esses agentes ambientais, o que gera a expectativa da criação de novos modelos de negócios no município, promovendo ainda a preservação ambiental para que a ideia seja acolhida pela população. Por outro lado, a Prefeitura deve garantir as etapas de coleta e transporte desse produto até a Unidade de Processamento dos Materiais Recicláveis.

De acordo com o prefeito José Henriques, todos ganham com o Programa. “Com inovação, qualificação e tecnologia, além de reduzir os custos operacionais do aterro sanitário, traremos novos resultados no mercado dos recicláveis gerando mais empregos e receitas”, afirmou. “É mais um projeto da nossa gestão que está sendo colocado em prática. Vamos levar Cataguases ao patamar de cidade inteligente e sustentável”.

LEIA TAMBÉM
MPMG propõe implantação em Cataguases do Programa Lixo e Cidadania

Prefeito envia à Câmara projeto de lei moderno sobre coleta seletiva

Fonte: Jornal Cataguases | Texto: Vera Maciel | Foto: Instituto Recicleiros