O consumidor brasileiro está cada vez mais conectado. Para se ter uma ideia, 86% deles realizaram, ao menos, uma aquisição em lojas on-line nos últimos 12 meses. É o que diz a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O estudo mostrou que sete a cada dez consumidores (67%) utilizam os smartphones para realizar compras. Em segundo lugar figuram os notebooks (39%), seguidos dos desktops ou PCs (39%).
O levantamento aponta que, nos últimos 12 meses, cada comprador on-line fez, em média, sete aquisições na internet, e o gasto médio para levar os produtos para casa foi de R$ 307,76. Os produtos mais adquiridos, segundo os dados, são vestuário, calçados e acessórios (43%); eletrodomésticos (36%); smartphones e celulares (34%); entrega de comida por delivery (30%); artigos para casa (29%) e cosméticos ou perfumes (29%). Considerando os tipos de loja on-line preferidos para compras estão as cadeias de varejo nacionais (90%), os sites de compra e venda de produtos novos ou usados (50%), os varejistas internacionais (30%) e os portais de ofertas e descontos (23%).
Entre as formas de pagamento mais utilizadas, 67% fazem uso do cartão de crédito. Já o boleto boleto bancário aparece como segunda opção, com 48%. Dentre outras modalidades de pagamento, foi destacado o uso do cartão de crédito virtual, que é gerado exclusivamente para compras on-line, que chegou a 15%. Além disso, 63% receberam oferta de desconto para pagamento das compras à vista, principalmente no boleto bancário (38%). Entre os fatores que motivam os consumidores a comprar pela internet são: frete grátis (48%), preço mais baixo (47%) e promoções (41%).
Outro dado curioso destacado foi a utilização das redes sociais para compras. Um terço (33%) adquiriu algum produto ou serviço por meio do Facebook, Instagram, Youtube ou WhatsApp no último ano, sendo que, desses, 63% mencionaram ter comprado de varejistas nacionais na maioria das vezes. Outros 57% costumam escolher os portais de compra e venda de produtos novos ou usados. Já 38% são impactados por varejistas internacionais e 27% pelos sites de ofertas e descontos. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram ouvidos 904 consumidores, no intuito de identificar o percentual de pessoas que compraram pela internet nos últimos 12 meses. Em seguida, 800 continuaram a responder o questionário para destrinchar os outros dados.
Fonte: Tribuna de Minas – Foto: Gazeta do Povo