A tradicional propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa a ser veiculada nesta sexta-feira, 26 de agosto, e vai até 29 de setembro para os candidatos que concorrem no primeiro turno das eleições. Para quem disputar o segundo turno, o horário eleitoral gratuito acontecerá entre 7 e 28 de outubro, conforme determinação do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Nestas eleições a propaganda no rádio e na TV será veiculada em dois blocos de 25 minutos cada, sendo no rádio das 7h às 7h25min e o segundo das 12h às 12h25min. Na TV os horários são das 13h às 13h25min e das 20h às 20h25min. A transmissão é obrigatória em todas as emissoras de canal aberto do país e acontecerá de segunda-feira a sábado.
Cada dia da semana será dedicado a um cargo. Às segundas, quartas e sextas-feiras, serão transmitidas, nesta ordem, propagandas dos candidatos a senador, a deputado estadual ou distrital e a governador. Os candidatos ao Senado terão, juntos, 5 minutos; candidatos a deputado estadual ou distrital terão, no total, 10 minutos; e os candidatos a governador, 10 minutos.
Nas terças, quintas e sábados serão veiculados os programas dos candidatos a presidente e a deputado federal. O bloco de propaganda para cada cargo terá, igualmente, 12 minutos e 30 segundos.
Os candidatos têm ainda direito a inserções publicitárias no rádio e na televisão, além da propaganda eleitoral gratuita. As inserções são divulgações de 30 ou 60 segundos que serão veiculadas das 5h à 0h nos mesmos veículos.
Cabe aos partidos e federações distribuírem suas cotas de divulgação igualmente entre as candidaturas majoritárias. Já as emissoras ficam encarregadas de distribuir em diferentes blocos ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM
Minas tem 2.500 candidatos nas Eleições 2022
TSE antecipa horário de divulgação dos resultados das eleições 2022
Fonte: UOL | Foto: Lindomar Cruz – Ag. Senado