Campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo entram na última semana


Campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo entram na última semana

As campanhas nacionais de vacinação contra a influenza e o sarampo terminam no próximo dia 3 de junho. Apesar disso, quase dois meses depois de iniciadas as campanhas, a cobertura vacinal contra as duas doenças segue abaixo das metas e está em 46,5% e 40,4%, respectivamente. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância de se manter o cartão de vacina atualizado. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o estado.

Em Cataguases, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a situação não é diferente. A cobertura vacinal para a Influenza é de 32,81% e para o Sarampo, 45,3%. Para a gripe, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários sendo que apresentam menor taxa de imunizados os povos indígenas (16,3%), as gestantes (21,3%), puérperas (21,8%), professores (24,7%) e crianças (32,4%).

Em relação ao sarampo, a campanha de 2022 foi direcionada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos. Segundo dados do Sistema Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, atualizado em 22 de maio, a cobertura para o primeiro grupo é de 42,1% de um público estimado de 606.091 pessoas e, para o segundo grupo, é de 40,4% de um público estimado de 1.165.916 crianças. A meta vacinal contra o sarampo é de 95%.

A coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, chama a atenção para a importância dessa imunização para evitar complicações, hospitalizações e óbitos. “A vacinação é importante, é a forma mais segura e eficaz de interromper a circulação de vírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde.” Segundo a coordenadora, Minas Gerais ainda precisa vacinar cerca de 3 milhões de pessoas do total do público elegível para atingir a meta da campanha de vacinação contra a influenza. “Diante disso, reforçamos que todas as pessoas que fazem parte do grupo elegível devem se vacinar. A gripe é uma doença séria e a melhor forma de prevenção é a vacina,” explica Josianne.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacinação de crianças contra sarampo e influenza começa em 4 de abril

Saúde convoca para vacinação contra o sarampo a partir de segunda-feira

Campanha de vacinação da gripe começa na segunda-feira

Fonte: Agência Minas | Foto: Gil Leonardi