Uma equipe da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Polo Carangola, formada pela reitora daquela instituição, Lavínia Rosa Rodrigues, a diretora Andréia Toledo, criadora do curso, entre outras profissionais, estiveram em Cataguases na tarde desta quarta-feira, 29 de dezembro, para oficializar a criação do curso de tecnólogo em Cinema e Animação, o primeiro daquela Universidade no município, que será gratuito e com aulas à noite.
O grupo foi recebido pelo gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, César Piva, o prefeito de Cataguases, José Henriques, o deputado estadual Fernando Pacheco, além do representante da Energisa, Luciano Lima e do Sebrae-MG no município, Marco Antônio Mendonça, todos parceiros nesta iniciativa que foi definida como sendo uma construção coletiva que surgiu há vários anos. O Prefeito José Henriques, inclusive, lembrou que um dos projetos de seu pai, Tarcísio Henriques, era trazer para Cataguases uma unidade da UEMG.
Conforme informou Lavínia, o curso será ministrado nas dependências do antigo CTM, agora Animaparque, que fica no Bairro Guanabara. Serão trinta vagas sendo que o vestibular será aplicado em fevereiro e as aulas vão começar no segundo semestre, entre agosto e setembro. O curso, por se tratar de uma universidade do Estado, será totalmente gratuito, e foi escolhido para ser implementado em Cataguases devido ao histórico cultural e cinematográfico do município, hoje um dos que mais produz filmes no país, conforme lembrou César Piva. Em janeiro será lançado o edital com todas as informações sobre o curso e vestibular.
Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o novo curso com as autoridades que participaram do evento desta tarde.