O Procon-MG está lançando a Cartilha “Empréstimo consignado: guia para não cair em ciladas”. Nela os consumidores encontrarão dicas importantes como quais cuidados ter antes de contratar o empréstimo, onde reclamar e o que fazer se forem vítimas de golpes. A iniciativa surgiu após o registro, em 2021, do aumento expressivo no número de fraudes financeiras e golpes contra o consumidor. Esta realidade pode ser reflexo da pandemia da Covid-19 que agravou o quadro de vulnerabilidade dos consumidores frente aos problemas financeiros.
Veja a cartilha na versão digital clicando aqui.
Na plataforma consumidor.gov.br o aumento nas reclamações foi de 441% sobre a ocorrência classificada como “Cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado”. No ranking do Banco Central houve aumento de 56% nos registros de reclamações sobre as operações classificadas como “Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada”.
As reclamações relativas a crédito consignado, para o público em geral, também tiveram aumento de 172%. O crescimento no número de demandas foi registrado de janeiro a setembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, quando as queixas saltaram de 16.683 para 45.402, sendo o 10º problema mais reclamado. Esses dados foram extraídos do Sindec e publicados pela Empresa Brasil de Comunicação.
Assim como os problemas financeiros, o número de golpes também aumentou. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, houve um aumento de 60% das fraudes relacionadas ao setor financeiro, durante o período da pandemia, em que as transações eletrônicas foram incrementadas pela necessidade dos consumidores. Um dos alvos principais são os idosos aposentados e pensionistas do INSS, gerando um grande aumento do “golpe do falso empréstimo consignado”.
Fonte: MPMG | Foto de Tara Winstead no Pexels