O Sicoob Coopemata promoveu na noite desta terça-feira, 25 de junho, no salão social do Clube do Remo, a palestra “O melhor da venda é o pós-venda”, ministrada por Alexandre Melo, Coach e especialista em Marketing de Diferenciação e relacionamento com o cliente. A iniciativa daquela cooperativa de crédito tem por objetivo levar aos cooperados informações que lhe ajude a administrar seus negócios e ao melhor desempenho de suas funções, explicou Lorena Miranda, responsável pela organização do evento que vai percorrer os doze pontos de atendimento daquela cooperativa.
Alexandre contou ao Site, em entrevista momentos antes de começar sua palestra que ele iria ensinar técnicas aos presentes para que sejam “desejados pelo mercado”, acrescentando que o importante neste processo é atrair o cliente novamente para voltar a adquirir seu produto. “O pós-venda, na verdade, explica, é realizar algumas situações não só para encantar aquele cliente, não só no momento da venda, mas a gente deve perpetuar esse relacionamento. Então o pós-venda é você manter um contato permanente com o seu cliente”, completa.
Ele adiantou o que os vendedores não podem fazer e deu oito dicas que chamou de “campeãs” de pós-venda, além de garantir: “São sensacionais e totalmente aplicáveis.” Dentre elas citou como exemplo a manutenção do contato com o cliente e o agradecimento. “Quase ninguém agradece ao final da venda”, garante ele, completando com a seguinte frase: “Não é só o muito obrigado, o agradecimento tem que ser de empoderamento daquela pessoa afirmando o que ela comprou é sensacional e vai ter sucesso com o produto, ou algo do gênero, o que fará a pessoa ter certeza de que fez um grande negócio”, assegura Alexandre.
Questionado sobre uso muito restrito do pós-venda no Brasil, Alexandre concordou com essa realidade afirmando que todos com quem conversa a respeito, lhe responderam saber que “dá resultado, mas não é fácil de fazer porque é preciso disciplina. Então, a partir de hoje, se as pessoas colocarem em prática essas oito dicas simples, elas vão ter um resultado incrível de vendas”, explicou lembrando que “nenhuma empresa vive de apenas uma venda para aquele cliente. Você precisa que o cliente que já comprou de você volte até à loja, porque ela já acredita no seu produto e tem a sua confiança. Então não o perca de vista e o monitore constantemente”, ensina. Ele finalizou dizendo que o pós-venda é também uma excelente ferramenta neste período de baixo consumo para alavancar suas vendas.