A Caixa lançou nesta segunda-feira, 27 de setembro, um programa de empréstimos de pequenos valores (microcrédito) por meio do aplicativo Caixa Tem, que poderá ser contratado por até 100 milhões de pessoas. Os empréstimos terão valores de R$ 300 e R$ 1.000, com taxa de juros de 3,99% ao mês e pagamento em até 24 vezes.
O cliente toma o empréstimo diretamente pelo celular, no aplicativo. O Caixa Tem foi criado no primeiro semestre de 2020 para o governo pagar o auxílio emergencial para milhões de pessoas. Beneficiários do auxílio recebem até hoje o dinheiro em poupanças digitais gratuitas.
Caixa Tem oferece dois tipos de empréstimos
Através do Caixa Tem, o usuário pode fazer dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. O primeiro é indicado para despesas pessoais, enquanto o segundo é para investir em negócios e/ou empreendimentos. A taxa de juros de ambos é a mesma, de 3,99% ao mês, e pagamento em até 24 vezes.
Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do cadastro do usuário e levam em conta o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Após a avaliação do crédito, o valor é liberado.
É necessário atualizar o aplicativo
Para ter acesso aos empréstimos, os usuários do app precisam atualizar seu cadastro no Caixa Tem com informações pessoais.
Como o aplicativo tem mais de 106 milhões de usuários, essa atualização será liberada gradativamente, conforme o mês de aniversário do usuário, seguindo o calendário abaixo:
Janeiro e fevereiro: 27/9
Março e abril: 18/10
Maio e junho: 8/11
Julho e agosto: 29/11
Setembro e outubro: 13/12
Novembro e dezembro: 27/12
A Caixa já estuda formas de implementar a oferta de microcrédito pelo Caixa Tem há meses. Executivos do banco afirmaram em diversas oportunidades que o plano era expandir os serviços oferecidos por meio do aplicativo.
Como pedir empréstimo?
A oferta do crédito estará liberada para qualquer pessoa que use aplicativo Caixa Tem e que já tenha feito a atualização cadastral, tendo sua conta transformada de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. A atualização será liberada aos poucos, de acordo com o mês de nascimento (veja calendário acima).
“Antes de contratar, lembre-se de fazer as contas para ver se o valor das parcelas cabe no seu bolso, pois é importante manter o pagamento do empréstimo em dia para que sua vida financeira fique sempre organizada”, diz um aviso exibido no aplicativo.
Quem pode contratar o crédito?
Autônomo (sem carteira de trabalho assinada), beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados podem contratar o crédito.
É necessário ter sido aprovado pela análise de crédito na Caixa e ter limite disponível para contratar. Além disso, seu nome não pode estar negativado no Serasa e SPC. O programa não atenderá beneficiários do Bolsa Família.
O que fazer se o crédito não foi aprovado?
Não ser aprovado no momento pode significar apenas que você não atingiu os critérios de avaliação de crédito da Caixa. A instituição recomenda que a pessoa verifique se tem alguma restrição cadastral em seu CPF.
O valor aprovado para contratar empréstimo é baixo, gostaria de ter um limite maior, o que posso fazer?
Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do seu cadastro atual e no seu histórico financeiro, no momento da avaliação de crédito.
Não há data certa para nova avaliação de crédito. “Mas, se for útil para você e couber no seu orçamento, use o valor liberado hoje, faça os pagamentos em dia e assim construa um histórico de relacionamento com a Caixa”, diz a empresa.
Fonte: UOL Economia | Foto: Top Cred