Neste sábado, 18 de setembro, em muitos países do mundo está sendo celebrado o Dia Mundial da Limpeza. E Cataguases aderiu ao movimento que cresce a cada ano visando tornar o planeta mais limpo e sustentável, por meio do recolhimento de tudo que é reciclável, inclusive óleo de cozinha usado, além de enviar a mensagem de preservação ambiental. Todo o material será destinado às entidades catadoras de materiais recicláveis do município ASCATAG e ASCARGECAT que também estão participando do movimento.
Mais de 140 pessoas, todas voluntárias, participam do projeto que é organizado por Laís Abadias, Michelle Lacerda, Priscila Rios Penha, Maria Eduarda Benevenute, Tatiana Miranda, Amanda Trotta, Fernanda Sousa, Léo Amaral, Thiago Pinheiro Nunes e Douglas Maldonado, além do apoio da Prefeitura de Cataguases através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a de Serviços Urbanos. No meio desta manhã, o volume de material recolhido das ruas ou entregue voluntariamente pela população, já chamava a atenção, mas um balanço final só deve ser conhecido na segunda-feira, conforme projeção dos organizadores.
O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. No Brasil o evento acontece pelo quarto ano consecutivo. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. A meta para este ano é dobrar o número de participantes, segundo revela o Instituto Limpa Brasil, entidade sem fins lucrativos que atua no Brasil como parceira do projeto global Let’s do It que, mundialmente, está à frente desta iniciativa.
*Com informações do Instituto Limpa Brasil