Cataguases recebeu na tarde desta segunda-feira, 30 de agosto, uma equipe do Programa Supera Minas, idealizado e promovido pelo Crefitto 4 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região. O grupo veio detectar possíveis sequelas junto a população que teve Covid-19 e fazer o encaminhamento adequado, nos casos necessários. Todos os testes foram gratuitos e feitos por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
De acordo com o fisioterapeuta cataguasense, João Márcio Cesário, que representa a entidade no município, foram feitos quarenta atendimentos na Praça Rui Barbosa. “Desse total, fizemos o encaminhamento de dois pacientes com sequelas para o neurologista, uma vez que o quadro apresentado traz grandes transtornos e pode necessitar de maiores cuidados”, disse. O balanço total ficou dentro da expectativa, já que a grande maioria apresentou sequelas moderadas e a minoria – cinco pacientes – nenhuma sequela, completou.
O presidente do Crefito 4, Anderson Coelho, após tomar conhecimento do resultado do evento em Cataguases, elogiou o engajamento da população e dos fisioterapeutas presentes. O fisioterapeuta José Avelino, representante daquele Conselho no evento em Cataguases, foi quem lhe deu a notícia. João Márcio finalizou dizendo que todos os pacientes que participaram do projeto na cidade, depois de avaliados, foram orientados sobre qual profissional procurar para fazer o tratamento adequado.
Fotos gentilmente cedidas por João Márcio Cesário