Nesta sexta-feira, 21 de maio, Cataguases registrou 103 novos casos de Covid-19, um recorde nesta pandemia, além de um óbito. Desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Cataguases até hoje são 5.997 registros sendo que ,desse montante, 194 vieram a óbito, 4.907 estão recuperados, 858 pacientes seguem em tratamento e 38 estão hospitalizados. Os números foram divulgados no final desta tarde pela Secretaria Municipal de Saúde e fazem parte do Boletim Epidemiológico. Até então o recorde havia ocorrido no dia 11 de maio, logo após a entrada em funcionamento da Central Covid, com 97 pacientes positivos para a doença.
O presidente do Comitê Covid-19 e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, médico Joseph Freire, ao comentar os números desta sexta-feira para o Site do Marcelo Lopes, lembrou que já era previsto o aumento de casos positivos, a partir da entrada em funcionamento da Central Covid. “Os números seguem aquela tendência da qual falamos na live que fizemos no Site do Marcelo Lopes na última terça-feira, onde tive a oportunidade de comentar que Cataguases está mantendo uma média elevada de novos casos diários. Enquanto a vacina não chegar para a maioria da população, repito, precisamos usar máscara, não promover aglomeração e ficar em casa”, reforçou o médico.
ABRA UMA CONTA VOLTZ E GANHE ATÉ 10% DE DESCONTO NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI.
No Hospital de Cataguases a situação das internações também se mantém gravíssima, como definiu recentemente o seu assessor administrativo, Eliermes Teixeira, durante reunião sobre a Covid-19 no município. A taxa de ocupação de leitos se mantém em uma média muito acima do que é considerado confortável para os padrões hospitalares. Nesta sexta-feira, todos os leitos das duas UTIs estão ocupados e uma delas ainda abriga outros dois extras. A mesma situação é observada na Enfermaria Covid com vinte e seis pacientes, três acima de sua capacidade, conforme o boletim divulgado por aquela Santa Casa e que você confere na íntegra, abaixo.
Enfermaria Covid = 26 pacientes (130% de ocupação) a saber:
– 23 positivos de Cataguases;
– 1 positivo de Dona Euzébia;
– 1 positivo de Santana de Cataguases;
– 1 positivo de Astolfo Dutra.
UTI Covid = 10 pacientes (100% de ocupação) assim distribuidos:
– 8 positivos de Cataguases;
– 2 positivos de Astolfo Dutra.
UTI Geral = 12 pacientes (120% de ocupação) das seguintes cidades:
– 7 positivos de Cataguases;
– 1 positivo de Dona Eusébia;
– 1 suspeito de Astolfo Dutra;
– 1 suspeito de Cataguases.
OBSERVAÇÕES
1- Em relação aos pacientes positivos ou suspeitos de Covid, o Hospital de Cataguases está seguindo todos os protocolos de isolamento e tratamento, para proteção dos demais internados e das equipes de atendimento.
2- Nas últimas 24 horas não foi registrado nenhum óbito de paciente relacionado com a Covid-19 e também não ocorreu nenhuma alta hospitalar.