A Comarca de Cataguases, juntamente com parceiros institucionais, promoveu ação solidária de arrecadação de alimentos a serem distribuídos a famílias carentes da região. A campanha “Doar Faz a Diferença”, que se estendeu de 15 de abril a 15 de maio, arrecadou 147 cestas básicas e 250 litros de leite. Mais de duas toneladas de alimentos, no total.
A iniciativa, que se integra a outras mobilizações em diversas comarcas mineiras, reuniu o Poder Judiciário e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Subseção de Cataguases da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais.
ABRA UMA CONTA VOLTZ E GANHE ATÉ 10% DE DESCONTO NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI.
Para a entrega dos itens, realizada em 17 de maio, a mobilização contou, ainda, com o apoio da Associação Fraterna de Assistência aos Necessitados (Afan) de Cataguases. Representaram a entidade o presidente Murilo Matias de Souza, a assistente social Joselaine Aparecida do Amaral e o primeiro secretário José Antônio Mariano.
O juiz diretor do foro, João Carneiro Duarte Neto, destacou que a campanha é uma ampliação da missão institucional do TJMG, que não se limita a julgar processos, mas abrange as tarefas de promover a pacificação, o estado democrático de direito e a cidadania. Segundo o magistrado, a pandemia trouxe à tona um sério problema social: a fome.
“Este é um projeto do Tribunal de Justiça que não se esquece do viés social; porém, para se concretizar, a ação depende da iniciativa de cada magistrado para trazer a proposta para sua comarca. Nós fizemos questão de abraçar a causa, porque acreditamos que o acesso à Justiça ultrapassa muito o fato de dar uma sentença”, afirmou.
O juiz João Carneiro Neto enfatiza que a união de vários órgãos e a sensibilidade da comunidade local para o auxílio aos mais necessitados foram de extrema importância para o sucesso da empreitada.
“O objetivo da campanha foi ajudar as famílias necessitadas e exaltar o espírito de solidariedade e de união: união dos nossos servidores e das demais instituições que orbitam em torno do fórum. Felizmente todos acreditaram no trabalho e com isso tivemos um excelente resultado.”
“Estamos muito felizes por ser exemplo com a união de esforços para realizar essa ação, em uma comarca do interior. Muitas vezes ficamos sabendo de grandes ações realizadas por comarcas de porte e deixamos de acreditar que também é possível alcançar resultados expressivos, considerando a realidade de nossa cidade”, declara a administradora do fórum e coordenadora da campanha, Katia de Oliveira Castro Freitas.
Para a servidora, a campanha realmente impactará de forma positiva a vida de muitas famílias, fortalecendo a entidade responsável pela distribuição das doações. “É gratificante para todos os servidores e colaboradores que se empenharam para partilhar com quem precisa e mobilizar a sociedade civil para fazer sua doação. Essa conquista renova a nossa coragem e a fé, nos faz sentir a confiança de que somos capazes de fazer a diferença.”
A Comarca de Cataguases é formada pela sede de mesmo nome e pelos Municípios de Astolfo Dutra, Dona Eusébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, além dos Distritos de Santana do Campestre, Sobral Pinto, Aracati de Minas, Cataguarino, Glória de Cataguases, Sereno, Vista Alegre, São Manuel do Guaiaçu.
Fonte e fotos: Tribunal de Justiça de Minas Gerais