A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem realizando uma série de ações na campanha de vacinação contra a covid-19, uma delas é a distribuição aos municípios de câmaras refrigeradas para armazenamento das doses das vacinas. No final de fevereiro, o município de Recreio recebeu dois equipamentos e Astolfo Dutra foi contemplado com um refrigerador.
Cataguases e Dona Euzébia receberam, dias antes, uma e duas câmaras frias, respectivamente. Além destes, os municípios que também fazem parte da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Além Paraíba, Palma e Laranjal, vão receber duas câmaras frias cada nos próximos dias. Os equipamentos irão melhorar de forma permanente a Rede de Frio dos municípios e poderão ser utilizados no armazenamento de imunizantes em outras campanhas.
A secretária municipal de saúde de Astolfo Dutra, Rosângela Ruza, destacou a importância da chegada de mais um equipamento ao município: “Com a chegada dessa câmara fria no nosso município, teremos mais segurança no armazenamento dos nossos imunobiológicos e vamos deixar de utilizar as geladeiras convencionais”, disse.
Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adquiriu 1.047 respiradores, dobrando de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), muitos deles em municípios que nunca tinham contado com UTI’s. Além disso, adquiriu, antecipadamente, 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores que foram distribuídos para os municípios.
Texto: Gustavo Santos Ribeiro – GRS-Leopoldina | Foto: SES-MG