Um homem de 54 anos de idade foi preso na tarde de sexta-feira, 19 de fevereiro, no bairro Santo Antônio, em Viçosa, acusado de ter matado um gato. Testemunhas que presenciaram o fato chamaram a Polícia Militar, que compareceu ao local e deu voz de prisão em flagrante, ao autor. O homem foi encaminhado ao Presídio de Eugenópolis após os procedimentos administrativos.
De acordo com as testemunhas, o homem teria agredido o gato até à morte, com socos e chutes. De acordo com o artigo 32 da lei de nº 9.605/1998, a pena para quem praticar atos de abusos, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é de prisão de três meses a um ano, mais multa.
Além disso, quando se tratar de cão ou gato, a pena aumenta e a prisão passa para dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda de animais domésticos. Se ocorrer a morte do animal, a pena ainda pode aumentar de um sexto a um terço.
De acordo com a PM de Viçosa, este episódio vai servir de exemplo para desestimular as pessoas que insistem em maltratar os animais.
Fonte: Primeiro a Saber | Foto ilustrativa: Carandaí Online