A Energisa Minas Gerais, concessionária que fornece energia elétrica a 66 municípios do estado de Minas Gerais, está empenhada no combate à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, a empresa, além de garantir o fornecimento de energia às unidades de saúde, tem priorizado investimentos em projetos de eficiência energética nesses locais. Assim, hospitais e outras instituições podem economizar com o consumo de energia e ter mais recursos para aplicar no atendimento aos pacientes.
Os projetos incluem uma série de melhorias nos sistemas de instalações elétricas, iluminação, condicionamento de ar e refrigeração, com substituição de aparelhos antigos por equipamentos mais novos e eficientes. Em 2020, o Hospital Santa Isabel de Ubá foi a instituição de saúde contemplada com o projeto de Eficientização Energética da Energisa, cujas intervenções foram concluídas em dezembro. Os investimentos da distribuidora chegam a R$ 170 mil e fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ao todo, foram substituídas 408 lâmpadas e 48 refletores por equipamentos de LED, que consomem menos energia, iluminam melhor e duram mais tempo; 43 aparelhos de ar-condicionado com Selo Procel de economia de energia para climatização das enfermarias, centros cirúrgicos e UTIs. O investimento proporcionará uma economia de 189,55 MWh/ano, energia suficiente para abastecer 72 residências que consomem 2.640 kWh por ano.
“Estamos cumprindo nosso compromisso de utilizar os recursos e a tecnologia a favor da comunidade e com eficácia mesmo neste cenário econômico difícil atual causado pela Covid-19. Buscamos desenvolver projetos de eficiência energética que visem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, levando bem-estar para todos e trazendo benefícios para as localidades onde elas estão inseridas”, comentou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Gerais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais | Foto: Arquivo