O tema da Redação do Enem 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Considerada uma escolha acertada por professores em geral, o Site do Marcelo Lopes pediu à professora de Redação, Geniza Carvalho, referência no assunto em Cataguases e região pelas notas satisfatórias em Redação que seus alunos obtêm em diversos processos seletivos, uma análise a respeito deste tema.
Proprietária do Redacta Cursos, atende a centenas de alunos que, conforme revela, trataram deste tema em sala de aula várias vezes ao longo do ano. “Eu considero o tema perfeito. Uma questão importante e necessária”, afirma, acrescentando que “não deve ter sido surpresa para os candidatos, porque a saúde mental tornou-se foco de discussão, no Brasil, mesmo antes da pandemia da Covid-19.”
– No Redacta Cursos, o assunto vem sendo debatido, nas aulas de Redação, desde 2017, quando a onda de suicídios, motivada pelo jogo da “Baleia Azul”, gerou alerta no mundo todo”, lembra a professora antenada com os fatos recentes do país. Ela diz que, em 2020, abordou o assunto , sem usar a palavra “estigma”, da seguinte forma: “Os impactos das redes sociais na saúde mental dos brasileiros”; Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado”; “A necessidade de proteger a saúde mental das armadilhas das redes sociais”, e “A necessidade de debater a saúde mental dos brasileiros na contemporaneidade”.
Questionada se a palavra “estigma” poderia confundir o estudante que desconheça o seu significado, Geniza disse que talvez “surpreenda alguns candidatos que podem escrever sobre saúde mental ou sobre doenças mentais, sem atender corretamente à proposta e, consequentemente, não atingir uma pontuação satisfatória. Entretanto, com uma leitura atenta dos textos motivadores, somada a conhecimentos prévios, é possível fazer uma Redação nota 1000”, garante a professora que está otimista com o desempenho de seus alunos neste Enem.