O quadro de internações hospitalares de pacientes com Covid-19 no Hospital de Cataguases não se alterou de ontem – sábado, 19 de setembro – para hoje, domingo, 20. A informação foi dada pelo setor de comunicação daquela instituição no meio da tarde. Portanto, no setor de Enfermaria Covid, estão cinco pacientes e na UTI Geral, sete internados, além de outros quatro, na UTI Covid. Cataguases tem hoje 663 casos confirmados de Covid-19, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo ainda com aquele Hospital, a situação é de normalidade quanto ao atendimento de pacientes com suspeita ou já diagnosticados com covid-19. Entre os cinco pacientes da Enfermaria, um é de Cataguases e testou positivo para a doença; outro, de Astolfo Dutra, ainda é suspeito de ter o coronavírus e três pacientes de Cataguases também aguardam resultados dos testes para Covid-19. Na UTI Geral, dos sete pacientes ali internados, nenhum está ou é suspeito de ter Covid-19. Mas na UTI Covid, a situação é de um paciente positivo e outro suspeito da doença, ambos de Astolfo Dutra, e outros dois pacientes de Cataguases suspeitos de Covid-19.
Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado no final da tarde, nas últimas vinte e quatro horas uma mulher com sintomas da doença foi diagnosticada no município. Há, também, 29 casos suspeitos. Do total de infectados (663 pessoas) deste o início da pandemia em Cataguases, em meados de março, 586 já se recuperaram e outras 39 morreram. Atualmente, 36 pessoas estão em tratamento. 3.944 pessoas também apresentaram neste período sintomas de síndrome gripal inespecífica. Cataguases, segundo o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, está no estágio chamado “platô” da doença, que é quando o número de novos casos não oscila bruscamente.